Publicada em 18/09/2019, às 18h32

Por Matheus Thebaldi (mgthebaldieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi

Semana Nacional de Trânsito: alunos levam mensagens de paz nas vias


Jeffte Oliveira/Setran
Semana Nacional de Trânsito
Alunos, mascote Edu e equipes da PMV fizeram ação de conscientização na praça Costa Pereira (ampliar)
Jeffte Oliveira/Setran
Semana Nacional de Trânsito
Cartazes, faixas e muita descontração marcaram a ação na região do Centro (ampliar)

Alunos no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Carlita Correia Pereira abriram a Semana Nacional de Trânsito em Vitória com um desfile na rua Sete de Setembro, no Centro Histórico, nesta quarta (18). O mascote Edu também acompanhou os pequenos. 

O desfile teve como tema "Paz no Trânsito". Os pequenos percorreram a região e levaram faixas e cartazes, além de também conscientizar as pessoas que passavam pela praça Costa Pereira.

A ação também contou com a participação das equipes de Educação para o Trânsito da Secretaria de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana (Setran) e de projetos sociais da Guarda Civil Municipal.

Ao lado dos alunos, agentes da Guarda Municipal conversaram com as pessoas que assistiam ao desfile. Eles distribuíram materiais educativos e deram dicas sobre comportamentos seguros no trânsito para pedestres, motoristas e ciclistas.

Pilotagem

Continua nesta quinta (19) o curso de Pilotagem Defensiva, com apoio da Guarda Municipal de Vitória e Vila Velha, além da Polícia Militar. O treinamento ocorre no bolsão de estacionamento da Praça da Ciência, na Enseada do Suá, das 8 às 17 horas.

Formação

Na sexta-feira (20), no auditório da 1ª Igreja Batista de Vitória, das 8 às 17 horas, acontecerá o Seminário Municipal de Educação para o Trânsito "O Sentido é a Vida".

O objetivo é mostrar a realidade no trânsito de Vitória de forma a abrir um debate sobre o compromisso com a valorização da vida, focando no desenvolvimento de valores, posturas, atitudes e ações efetivas para diminuição de mortalidade no trânsito.

Os presentes receberão informações que ajudarão na prevenção de acidentes, tendo como multiplicadores os servidores da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), que poderão orientar os idosos sobre a necessidade de cuidados ao atravessar uma via, ao identificar um semáforo, uma placa de sinalização ou mesmo ao conduzir um veículo.

Serão oferecidas 120 vagas e as inscrições deverão ser feitas aqui.

Abordagens

Na segunda-feira (23), haverá abordagens, às 11 horas, no Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão (CIAC) e na sede da Prefeitura de Vitória.

Está prevista uma ação educativa com incentivo ao uso de equipamentos compartilhados por meio de descontos promovidos pelas empresas que operam em Vitória. Haverá ainda distribuição de brindes para os primeiros servidores que chegarem usando bike ou patinete.

Palestra

Ainda no dia 23, às 9 horas e também às 16 horas, haverá palestra na empresa de ônibus Unimar para motoristas e demais funcionários. O foco será o respeito ao idoso. A mesma palestra será realizada no dia 19 de setembro para os funcionários da empresa Tabuazeiro, às 9 horas.

Conforme dados do Programa Vida no Trânsito, em 2018, 33% dos óbitos foram com pessoas idosas, e é preciso engajar pessoas para mudar essa realidade.

Minitrânsito e oficina

Já na terça-feira (24), a partir das 8h30, no Cmei Silvanete da Silva Rosa Rocha, em Grande Vitória, haverá ação educativa com minitrânsito e oficina de viseiras.

Conscientização

Já a partir das 16h30, no bairro República, haverá trabalho de conscientização com pedestres e ciclistas. Temas como estacionamento irregular e respeito às regras de trânsito terão destaque.

Orientação e formação

Por fim, na quarta-feira (25), às 16h30, na sede da Prefeitura, em comemoração ao Dia Nacional do Trânsito, haverá orientação sobre uso adequado de espaços compartilhados para motoristas e respeito aos ciclistas.

Jeffte Oliveira/Setran
Semana Nacional de Trânsito
Jeffte Oliveira/Setran
Semana Nacional de Trânsito
Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 - Protocolo Geral
(Atendimento ao público de 08 às 17 horas)