Publicada em 15/07/2010, às 13h48
Por Regina Freitas, com edição de Deyvison Longui
Semmam e Guarda Civil fiscalizam uso de cerol em pipas no Parque de Barreiros

Férias é tempo de correr e brincar e as crianças aproveitam a área verde dos parques para praticar esporte e lazer, como a brincadeira e empinar pipas. Mas essa prática pode levar a acidentes se a linha tiver o conhecido "cerol", que é proibido pela lei municipal 4.877/99.
De forma preventiva, o subsecretário de Meio Ambiente, Ronaldo Freire, promoveu, nesta quarta-feira (14), reunião com a coordenadora de Parques e Praças, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), Miriam Sardenberg, inspetores da firma de vigilância CJF, com a comunidade e a administração do Parque de Barreiros, onde é comum a brincadeira de soltar pipas.
O objetivo foi alertar pais e a comunidade do entorno do parque sobre os cuidados que devem ter com a prática de soltar pipa e da imposição de não usar o cerol, conforme legislação municipal. A Guarda Municipal fará um trabalho preventivo e, se necessário, de apreensão de material de cerol.
Outra medida da Secretaria Municipal de Meio Ambiente é a delimitação de uma área física do parque para esse tipo de esporte. A Gerência de Educação Ambiental realizará oficinas de conscientização juntos às crianças e adolescentes nesse período de férias.
A lei 4.877/1999, que proíbe a comercialização do cerol em Vitória, prevê uma multa de 50 UFIR's (Unidade Fiscal de Referência). O cerol além de levar a acidentes, como cortes, é também um grande condutor de energia e, se a linha tingir a rede elétrica, pode haver descarga elétrica e um acidente fatal.