Publicada em 21/09/2021, às 15h57 | Atualizada em 21/09/2021, às 16h17
Por Jucilene Borges (jmoborgeseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes
Semus implanta ferramenta para monitorar necessidade de retorno dos pacientes

Para auxiliar na gestão do cuidado com os pacientes que necessitam de consultas de retorno ou cuidado continuado, a Secretaria de Saúde de Vitória (Semus) desenvolveu no Sistema Rede Bem Estar a funcionalidade “Solicitação e Gestão do Retorno”.
“O uso da ferramenta pelos profissionais de saúde permitirá às equipes de saúde visualizarem todos os pacientes que necessitam de retorno. Com isso, será possível organizar melhor a oferta além de auxiliar as equipes no planejamento do cuidado, principalmente daqueles pacientes que os atendimentos de retorno são previstos para longos prazos a frente, como os Hipertensos de grau leve”, explicou a secretária de Saúde de Vitória, Thais Cohen.
Na segunda etapa do desenvolvimento da ferramenta de retorno será utilizado o agendamento on-line para retornos previstos para o paciente. Por exemplo, se ele possuir solicitação de retorno, ao buscar o agendamento on-line, poderá visualizar as vagas específicas disponíveis para o agendamento dele. Isso permitirá que o paciente agende o atendimento, sem a necessidade de ir até a Unidade de Saúde, somente para realizar o agendamento.
Rede Bem Estar
A gestão da saúde pública de Vitória utiliza o programa Rede Bem Estar (RBE), que interliga toda a rede municipal de saúde gerando informação em tempo real e com a utilização de assinatura digital para garantir a validade jurídica, além da informação, com segurança e rapide,z em qualquer equipamento da rede municipal de saúde.
Por meio da Rede Bem Estar, o Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) fica disponível, com segurança, para os profissionais de saúde, o que também inclui exames laboratoriais, exames de imagens, registros de visitas domiciliares. O acesso rápido do histórico do paciente agiliza e qualifica as intervenções necessárias no momento do atendimento.
O programa também permite a comunicação interna entre todos os profissionais da Semus e gera relatórios de dados para várias finalidades, já que reúne diferentes tipos de informação. Seu uso evita uma série de problemas, entre eles, anotações ilegíveis, perda e extravio de documentos, rasuras e controle de acesso as informações.