Publicada em 03/08/2023, às 11h50

Por Luis Oliveira (luffoliveiraeira$4h064+pref.seme.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes

Show de leitura: projeto promove protagonismo e estimula fluência em leitura


Foto Divulgação
Projeto Show de Leitura, desenvolvido na Emef TI Paulo Reglus Neves Freire
Projeto Show de Leitura, desenvolvido na Emef TI Paulo Reglus Neves Freire. (ampliar)
Foto Divulgação
Projeto Show da Leitura, desenvolvido na Emef TI Paulo Reglus Neves Freire
Projeto Show de Leitura, desenvolvido na Emef TI Paulo Reglus Neves Freire. (ampliar)

Promover o protagonismo e estimular o prazer pela leitura. Esses foram os objetivos do projeto "Show de leitura", desenvolvido na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) em Tempo Integral Paulo Reglus Neves Freire, em Inhaguetá, com as turmas das séries iniciais (1º ao 5º ano). A ideia central da proposta consiste na criação de um ambiente que remeta a um palco, em que o objeto do espetáculo são as práticas voltadas para o fomento à leitura por parte dos estudantes. 

"O Show de Leitura consiste em uma ressignificação do espaço tradicionalmente denominado 'Cantinho da leitura', dentro da sala de aula. Dessa forma, cria-se um painel com palco, cortina vermelha e holofotes, colocando a criança como foco do espetáculo, que é o momento de ler. É a oportunidade de ela mostrar que pode dar um verdadeiro show na leitura", explicou a diretora da unidade de ensino, Livia Araujo. 

Nesse sentido, um microfone com alto falante é utilizado como instrumento principal, a fim de que a voz da criança possa ser projetada para o público, ou seja, os demais estudantes, bem como para que ela mesma possa ouvir e identificar as diferentes tonicidades necessárias para a atribuição de sentidos à leitura que está realizando. 

Além disso, a gestora afirma ainda que essa prática desperta a curiosidade do estudante e estimula a vontade de ler em voz alta, o que fortalece a sua autoestima e reflete diretamente em sua fluência leitora. Assim, potencializa o aperfeiçoamento da oralidade, uma vez que foi percebido, no início do ano letivo, que alguns estudantes apresentavam dificuldade de se expressar em voz alta. 

"Essa ação deve fazer parte da rotina da sala de aula, de forma a impulsionar o interesse pela leitura de gêneros diversos. Cabe ressaltar que temos usado esse momento para realizar a análise estrutural de alguns gêneros textuais mais recorrentes no cotidiano das crianças. Desde o início do Show de leitura, percebemos um avanço significativo no processo de alfabetização de nossos estudantes e em sua fluência leitora, além do aumento do interesse pela leitura, o que nos permite perceber que a intenção inicial do projeto foi concretizada", reforçou a diretora.  

Participação efetiva 

A proposta foi muito bem recebida pelos estudantes, que tem participado ativamente da dinâmica, exercitando a oralidade e o protagonismo, valorizando a autoestima e potencializando a aprendizagem. Eles destacam também a interação com os colegas.  

"Eu gosto muito porque é bem legal e diferente, a gente vai aprendendo a ler melhor e aprende coisas novas com as leituras. E o microfone dá para falar mais alto e os colegas conseguem escutar melhor", relatou Isabelly Castilho, do 3º ano. 

"Eu acho muito legal porque lemos histórias para os outros, aprendemos novas coisas e podemos fazer os amigos que estão tristes ficar melhores com a nossa leitura. E tem gente que aprende melhor quando lê em voz alta. Com o microfone a gente fala mais alto e todo mundo escuta nossa leitura", afirmou o estudante Paulo Victor Santos, da mesma turma.

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 - Protocolo Geral
(Atendimento ao público de às horas)