Publicada em 06/01/2012, às 14h34
Por Matheus Thebaldi (mgthebaldieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Deyvison Longui
Três novas secretarias recebem atividades do programa Ginástica Laboral

Dores na coluna e problemas com postura na hora de sentar na cadeira ou levantar peso para executar algum serviço não serão mais uma complicação para os servidores de três pastas da Prefeitura de Vitória que passaram a receber as ações do programa Ginástica Laboral.
As secretarias municipais de Meio Ambiente (Semmam), de Serviços (Semse) e de Cidadania e Direitos Humanos (Semcid) agora integram o projeto da Gerência de Saúde e Apoio ao Servidor, da Secretaria Municipal de Administração (Semad).
Elas se juntam a outras oito pastas que já eram contempladas pelas atividades do programa, que teve início em julho do ano passado.
Neste início de mês, as ações serão voltadas para a reeducação postural, nas quais a equipe de professores de Educação Física fará uma avaliação de como os servidores trabalham e os seus vícios de postura.
A ideia é minimizar os riscos de lesões e dores na coluna e estimular a prática de atividades físicas. As sessões acontecerão duas vezes por semana, com 20 minutos cada. Os casos mais delicados serão encaminhados para a fisioterapia.
A equipe do programa Ginástica Laboral conta com cinco professores e estagiários, sob supervisão de Ângela Maria Ruas, autora de dois livros sobre reeducação postural. “Muitas pessoas não têm tempo de fazer atividades físicas. Além disso, o trabalho gera um certo nível de estresse. Por isso, queremos melhorar a rotina tanto de quem trabalha sentado digitando, fica em pé ou abaixando e levantando. Vamos corrigir certos vícios de postura”, explicou Ângela.
Ela adiantou que, nesta segunda-feira (09), haverá uma reunião com a Gerência de Manutenção e Serviços (GMS), da Secretaria Municipal de Serviços, que também poderá ser contemplada pelo programa.