Publicada em 05/06/2012, às 08h00
Por Brunella França, com edição de Deyvison Longui
Troca de livros promovida pela Biblioteca Municipal é ação de sustentabilidade


A leitura proporciona inúmeros benefícios a quem a pratica. Mas depois de ler um livro, ao invés de mantê-lo guardado num armário ou em uma prateleira, que tal trocar por outro que ainda não tenha lido?
A Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim, órgão da Secretaria Municipal de Cultura, realiza, mensalmente, a banca de troca de livros em suas dependências.
De acordo com a coordenadora da Biblioteca Municipal, Eugenia Keys, ao promover a troca de livros, a instituição contribui para a preservação do meio ambiente por meio do incentivo à prática da leitura.
“Trocar livros pode levar as pessoas a terem mais consciência sobre a responsabilidade que temos com o nosso planeta”, avalia.
A atividade vem sendo realizada sempre às quintas-feiras, no horário de funcionamento da Biblioteca, que é das 8 às 18h30. A banca é um espaço para que as pessoas possam trocar um livro que já leram por outro que desejam ler.
Mas é preciso saber algumas regras: um livro pode ser trocado somente por outro livro; se trouxer gibi poderá ser trocado por outro gibi; e dois livros infantis podem ser trocados por um livro.
Não serão aceitos livros didáticos, apostilas, revistas, cópias reprográficas, encadernações em espiral, como também exemplares em mau estado de conservação (ilegíveis, rasurados, sem capa, rasgados, amassados, sujos e com outros danos).
Confira o calendário das Bancas de Troca de Livro na Biblioteca e participe:
14 de junho
5 de julho
26 de julho (em comemoração ao aniversário da Biblioteca, que será no dia 29 de julho)
2 de agosto
6 de setembro
4 de outubro
25 de outubro (Semana do Livro e da Biblioteca)
1º de novembro
6 de dezembro
Onde: Sede da Biblioteca Municipal, que fica na Escola de Teatro Dança e Música Fafi. Avenida Jerônimo Monteiro, 656, Centro.
Mais informações: 3381-6926.