Publicada em 18/12/2009, às 15h01

Por José Carlos Mattedi, com edição de Deyvison Longui

Com a colaboração de Brunella França

Trombonista Zé da Velha no Circuito Nacional do Choro na Estação Porto


Foto Divulgação
Trombonista Zé da Velha e Silvério Pontes
O trumpetista Silvério Ponte com o músico e trombonista Zé da Velha

Na noite deste sábado (19), a partir 19h30, a Estação Porto será palco para o Circuito Nacional do Choro. Na programação, um dos maiores nomes da gafieira no Brasil, o trombonista Zé da Velha, nascido José Alberto Rodrigues Matos, em Sergipe.

O músico se apresenta ao lado de seu parceiro, o trumpetista Silvério Pontes, que já acompanhou ícones da MPB, como Tim Maia, Ed Mota e Elza Soares. A dupla toca às 22h30. Antes deles, às 19h30, apresenta-se o grupo SambaChoro.Som. Em seguida, às 21h, é a vez do Regional Elias Borges subir ao palco. A entrada é gratuita.

Pixinguinha

Zé da Velha e Silvério Pontes mostram a energia dos sopros, com a leveza e a beleza dos contrapontos entre trombone e trompete com choros, maxixes e sambas, sempre brindando o público com o marcante e irresistível balanço característico da dupla.

Juntos há 26 anos, formam uma dupla (trompete e flugelhorn) inimitável no cenário nacional pela sua linha melódica, lembrando o duo genial formado por Pixinguinha e Benedito Lacerda na década de 40. Detalhe: Zé da Velha tocou com o grupo de Pixinguinha durante 15 anos.

O repertório amplo tem temas do último disco, Só Pixinguinha (2006). Alguns conhecidos como Sonhei e Carinhoso. O samba clássico aparece com Alvorada, de Cartola, Carlos Cachaça e Hermínio Belo de Carvalho, Feitio de Oração, de Noel Rosa, e passeios pelo choro e samba de gafieira.

 

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 - Protocolo Geral
(Atendimento ao público de às horas)