Publicada em 06/06/2012, às 15h14
Por Alan Rodrigues Costa (akrcostaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Deyvison Longui
Unidades de ensino da rede municipal recebem novo mobiliário escolar

As unidades de ensino da rede municipal começaram a receber as novas peças de mobiliário escolar, adquiridas pela Secretaria Municipal de Educação de Vitória (Seme).
A substituição das carteiras tem por objetivo garantir o conforto para estudantes e professores nas salas de aula, contribuindo para a permanência dos alunos nas escolas e atendendo também a uma solicitação dos próprios estudantes.
“Com os novos equipamentos, a Seme também economiza recursos significativos, uma vez que as antigas carteiras tinham durabilidade inferior”, afirma a secretária municipal de Educação, Vânia Carvalho de Araújo.
Recomendada pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), a padronização das especificações do mobiliário escolar é baseada em critérios prescritos nas normas técnicas de fabricação, e leva em consideração vários fatores, como por exemplo, a adequação ergométrica, altura e peso dos alunos, e o design.
Os conjuntos são compostos por mesas e cadeiras independentes, e, além destas, também foram adquiridas carteiras acessíveis a pessoas com cadeiras de rodas.
Matéria prima sustentável
Uma das características das novas carteiras, além do conforto, é a utilização de materiais recicláveis em sua composição. As mesas, por exemplo, são fabricadas com cerca de 50% de matéria-prima reciclada ou recuperada, podendo chegar até 100% em determinadas peças.
A inspeção e aprovação dos protótipos dos mobiliários são realizadas pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), que, durante a fabricação, também emite, em cada lote fabricado, o Laudo de Conformidade de Produto, garantindo a qualidade, o bem-estar e a segurança de alunos e educadores.