Publicada em 25/10/2013, às 09h05 | Atualizada em 25/10/2013, às 14h57
Por Bartolomeu de Freitas, com edição de Matheus Thebaldi
Viagem pela Literatura promove teatro e contação de histórias na Semana do Livro


O projeto Viagem pela Literatura apresenta nesta terça-feira (29), às 19h30, no teatro do Ifes, em Jucutuquara, a peça teatral "A casa viaja no tempo", baseada em contos do escritor Rubem Braga. Na quarta (30) o encontro será no Cajun Santo André, onde haverá encontro com escritor e contação de histórias. As atividades, com entrada gratuita, fazem parte da programação da Semana do Livro e da Biblioteca, promovida pela Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim.
O espetáculo "A casa viaja no tempo" será encenado pelo Grupo Teatral Gota, Pó e Poeira e também integra as comemorações do centenário de Rubem Braga. Essa ação, chamada Viver o Livro ao Vivo e em Cores, tem o objetivo de aproximar o público leitor dos escritores e de obras literárias que servem de base para espetáculos teatrais.
Contação de histórias
Na próxima quarta-feira (30), às 14h30, o Viagem pela Literatura promoverá no Cajun do bairro Santo André (rua Coragem, s/n ) um bate-papo com a escritora Elizabeth Martins. Logo após, as contadoras de histórias Alzira Bossois e Tiana Magalhães, do Grupo de Contadores de Histórias Chão de Letras, narrarão histórias da própria Elizabeth Martins e outras histórias, tais como “João sem medo”, “O lobo e os sete cabritinhos” (contos populares), “A descoberta da Joaninha”, de Bellah Leite Cordeiro, e “O boi, a vaca e o bolo”, de Lúcia Reis, entre outras.
A contadora de histórias Ubiracy Lyrio Cota também conduzirá uma oficina de origami relacionada aos personagens das histórias narradas. "Dessa forma, estará promovendo o desenvolvimento da imaginação e a criatividade, pois os participantes poderão, por meio dos personagens confeccionados, criar as suas próprias histórias", observa a coordenadora do Viagem pela Literatura, bibliotecária Elizete Caser Rocha.
Escritora
Elizabeth Martins nasceu em Vitória, em 1952. Graduou-se em História pela Universidade Federal do Espírito Santo e foi professora no Ginásio Maria Ortiz, na Escola Técnica Federal e no Colégio Martim Lutero. De professora transformou-se em versátil escritora, escrevendo de crônicas a livros infantis, tendo encontrado na literatura para crianças sua maior vocação literária. Publicou os livros “A bailarina cor-de-rosa”, em 1994, e “João, o botão”, em 1999 (Lei Rubem Braga). Também é contista e cronista com várias publicações em periódicos de Vitória.
Semana do Livro
A Semana do Livro e da Biblioteca, promovida pela Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim, faz parte do calendário oficial de eventos da cidade de Vitória e acontecerá deste domingo a quinta-feira (31), com várias atividades. "Essas atividades têm como finalidade estimular o interesse pela leitura. A pessoa para ler tem que gostar e para gostar tem que ter o hábito de ler. O livro é um meio importante para adquirir conhecimento e contribuir com o desenvolvimento da nossa linguagem e escrita", afirma a coordenadora da Biblioteca Municipal, Angela Maria Battestin.
Matéria relacionada
Atores e contadores de histórias levam Leitura no Parque à Pedra da Cebola