Publicada em 22/03/2013, às 11h58 | Atualizada em 22/03/2013, às 17h02

Por Regina Freitas, com edição de Matheus Thebaldi

Vitória apaga luzes de monumentos para participar do movimento Hora do Planeta


Elizabeth Nader
Ponte da Passagem _ visão panorâmica
Luzes da nova Ponte da Passagem serão apagadas durante a Hora do Planeta

Vitória mais uma vez vai participar do movimento Hora do Planeta. A cidade, inclusive, foi a primeira capital a abraçar a causa, em 2011. Neste ano, a ação acontece neste sábado (23), das 20h30 às 21h30, quando serão apagadas as luzes de alguns monumentos e equipamentos públicos da cidade.

Serão desligadas as luzes do Palácio Jerônimo Monteiro (sede da Prefeitura de Vitória), do Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão (Ciac), da iluminação do Morro do Penedo e da nova Ponte da Passagem.

A Hora do Planeta é um ato simbólico, promovido no mundo todo pela Rede WWF. O movimento estimula os moradores e os setores públicos e privados nas cidades a desligar luzes e aparelhos durante uma hora com o objetivo de demonstrar a preocupação com o aquecimento global.

Para o secretário de Meio Ambiente de Vitória, Cleber Guerra, é muito bom poder participar deste movimento mundial. "Embora seja um ato simbólico, é de grande importância, pois leva muitas pessoas a pensar na questão da sustentabilidade do planeta, e esta também é uma preocupação da Prefeitura de Vitória".

Participação

Para a administradora Fabrícia Cordeiro de Souza, 37 anos, moradora de Jardim da Penha, que participou da ação em 2011, esta é uma experiência muito válida. "Eu não senti muito a falta das luzes ligadas. Foi muito legal poder participar, sabendo que várias pessoas em volta do mundo estavam fazendo a mesma coisa".

Para participar, basta desligar as luzes de casa, do prédio, da empresa ou do comércio por apenas 60 minutos. Em 2012, 134 países participaram da ação. No País, 124 cidades aderiram à ação.

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 - Protocolo Geral
(Atendimento ao público de às horas)