Publicada em 06/05/2025, às 00h00 | Atualizada em 06/05/2025, às 14h31
Por Jucilene Borges (jmoborgeseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes
Vitória realiza Dia D de Vacinação contra a Gripe neste sábado (10)
A Secretaria de Saúde de Vitória (Semus) promove, neste sábado (10), o Dia D da Vacinação contra a Influenza, com o objetivo de imunizar os grupos prioritários contra a gripe. A ação ocorrerá em 11 Unidades de Saúde espalhadas por todas as regiões da cidade, das 8h às 15h, sem necessidade de agendamento.
A campanha de vacinação será voltada aos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde:
- Idosos com 60 anos ou mais;
- Gestantes;
- Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias);
- Puérperas (até 45 dias após o parto);
- Trabalhadores da saúde;
- Pessoas com Comorbidades (doença pulmonar crônica, doença cardiovascular, doença renal crônica, doença hepática crônica, doença neurológica crônica, diabetes, imunocomprometidos, obesidade grave, transplantados, trissomias (Down/outras trissomias);
- Pessoas com deficiência permanente;
- Professores do ensino básico e superior;
- Profissionais das Forças de Segurança e Salvamento;
- Profissionais das Forças Armadas;
- Trabalhadores do transporte coletivo rodoviário;
- Trabalhadores portuários;
- Trabalhadores dos Correios;
- Caminhoneiros.
A vacinação acontece nas Unidades de Saúde de Jardim Camburi, Jardim da Penha, República, Consolação, Santo Antônio, Grande Vitória, Conquista, Vitória, Maruípe, Maria Ortiz e Praia do Suá.
"A vacina é a forma mais eficaz de prevenir complicações graves causadas pela gripe. Por isso, é fundamental que os grupos prioritários, como os idosos e as crianças, aproveitem esta oportunidade para se vacinar", destaca a Secretária de Saúde de Vitória, Magda Lamborghini.
Desde o início da campanha, em 29 de março, já foram aplicadas 46.636 doses da vacina contra a influenza. A cobertura do público-alvo de rotina (pessoas com 60 anos ou mais, crianças de 6 meses a 5 anos e gestantes) está em 29,73%.
"O Dia D oferece uma oportunidade para que as famílias possam vacinar os grupos prioritários em horários alternativos. Também é o momento ideal para atualizar a caderneta de vacinação de todas as idades", explica Tatiane Comerio, coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Vitória.
Além da vacina contra a gripe, durante o Dia D, a população também poderá atualizar a caderneta de vacinação, com a oferta de vacinas de rotina e de dengue.
Serviço
Dia D de Vacinação contra a Gripe
Sábado (10), 8h às 15h
Locais: Unidades de Saúde Unidades de Saúde Jardim Camburi, Jardim da Penha, República, Consolação, Santo Antônio, Grande Vitória, Conquista, Vitória, Maruípe, Maria Ortiz e Praia do Suá.