Publicada em 08/06/2016, às 15h03 | Atualizada em 10/06/2016, às 16h43
Por SEGOV/SUB-COM (secomeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi
Com a colaboração de Jaldecy Pereira
Vitória recebe 3 primeiros lugares em ranking de cidades inteligentes da Exame


Vitória alcançou o 1º lugar em Educação (em 2015, era 3º), manteve o 1º lugar em Saúde, subiu de 2º para 1º lugar geral entre as cidades com até 500 mil habitantes e de 7º para 6º lugar geral entre as cidades mais inteligentes em todo o Brasil no ranking Cidades Inteligentes e Conectadas (Connected Smart Cities).
O estudo foi divulgado com exclusividade pela revista Exame, edição 1.115, nesta quarta-feira (8), e a cidade de Vitória ficou muito bem colocada entre as 700 cidades que foram pesquisadas pelo instituto Urban Systems com a proposta de definir as que têm maior potencial de desenvolvimento no País.
Confira a evolução da capital em relação ao ano passado:
Ranking Cidades Inteligentes e Conectadas | 2015 | 2016 |
Saúde | 1º | 1º |
Educação | 3º | 1º |
Geral | 7º | 6º |
Faixa populacional | 2º | 1º |
O prefeito de Vitória, Luciano Rezende, sem custos para a Prefeitura, foi pessoalmente ao evento de premiação, que aconteceu no Armazém da Utopia, no Rio de Janeiro (RJ), na manhã desta quarta-feira (8), para receber os troféus. "Esse estudo feito a pedido da Exame é muito importante, pois toda cidade inteligente é uma comunidade mais humana. O resultado não poderia ser melhor, principalmente porque é uma consultoria idônea, de renome internacional".
Ele completou: "Nós melhoramos no quadro geral de 7º lugar, em 2015, para 6º lugar agora e passamos de 3º para 1º lugar em Educação. Mantivemos o 1º lugar em Saúde. É a maior prova de que Vitória está se tornando uma cidade inteligente e que o nosso processo de refundação das finanças da cidade deu certo e está caminhando na direção da vocação da cidade, que são serviços, economia criativa, inovação e tecnologia".
Vitória também teve destaque em outros dois quesitos: governança (8º lugar) e tecnologia e informação (15º).


Ações elevam qualidade dos serviços em Vitória
O prefeito listou algumas das ações implantadas na capital que fizeram com que a capital subisse no ranking das cidades mais inteligentes do País.
"Nós temos vários projetos que estão colocando Vitória em destaque na cidade inteligente: o georreferenciamento de população de rua (Escola da Vida/Onde Anda Você); as notas de avaliação por torpedo em unidades de saúde; a matrícula e o controle on-line da demanda nas escolas com os estabelecimentos de ensino todos interligados em rede; os exames e prontuários de saúde, que já são modelo premiado pelo BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento".
Luciano Rezende ainda lembrou os investimentos na área de tecnologia e internet. "A cidade vai cada vez mais utilizando a tecnologia, e nós vamos avançar agora com a PPP de iluminação, onde a exigência da Prefeitura é que cada poste na cidade vire um ponto de transmissão de dados de internet. E já temos o wi-fi livre em quase 80 pontos da cidade levando internet gratuita em escolas, unidades de saúde e pontos turísticos da cidade. Temos ainda o App Vitória Online, que é a Prefeitura no bolso das pessoas. Todos os nossos serviços num só aplicativo, como pagamento de parquímetros, pagamento de aluguel de bicicletas compartilhadas. Todos os sinais estão na mesma direção: uma cidade mais conectada, mais inteligente, mais organizada e mais humana".
Saúde
O sistema Prontuário Eletrônico contribuiu para alcançar o bicampeonato no ranking do Urban Systems. Implantado em toda a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), o software Rede Bem Estar interliga os equipamentos (unidades de saúde, prontos-atendimentos, farmácias, laboratórios, consultórios odontológicos, centros de referência e de especialidades) em um único sistema.
Seu principal objetivo é reunir no prontuário eletrônico do paciente dados produzidos em formatos diversos (atestados, receitas médicas, radiografia, ultrassonografia, entre outros) utilizando a assinatura digital. O sistema permitiu aumentar a quantidade de atendimentos na rede pública municipal e também oferece aos paciente a oportunidade de avaliar os serviços através de torpedo (SMS).
Entre as principais ações da atual gestão, estão a construção e entrega de três unidades de saúde, em funcionamento nos bairros de Fonte Grande, Favalessa e Itararé, uma no bairro do Quadro em fase final de obra - com previsão de entrega para o mês de junho - e a implantação de quatro novas especialidades odontológicas no Centro Municipal de Especialidades de Vitória.
"É uma conquista muito importante, pois sempre houve a preocupação em prestar um bom serviço a todos aqueles que dele precisam", afirmou a secretária municipal de Saúde, Daysi Behning.
Educação
No ranking das cidades que oferecem melhor qualidade de ensino aos alunos, Vitória ficou na primeira posição em Educação. No ano passado, a capital havia ficado em 3º.
Uma das conquistas da rede pública municipal é o cadastramento eletrônico unificado da educação infantil, ferramenta auditável e georreferenciada que elimina o sorteios de vagas nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) e que gera dados que identificam a real demanda por matrículas por idade e região.
Em 2013, a Secretaria Municipal de Educação (Seme) implantou o boletim eletrônico, ferramenta em que pais e responsáveis podem acompanhar as atividades escolares dos estudantes da rede municipal de ensino de Vitória pela internet. No novo sistema, estão disponíveis as notas e a frequência escolar, além do calendário da escola e da grade de horários do aluno.
Desde que assumiu a administração municipal, em 2013, o prefeito Luciano Rezende criou 2.910 novas vagas na rede municipal de ensino da capital, por meio da criação de três novas unidades de ensino e nove novos prédios/ampliações, além de grandes reformas. Até o final de 2016, mais 480 novas vagas serão criadas.
"Em 2014, atendemos 98,59% de toda a demanda para a pré-escola - 4 e 5 anos - no município. Também em 2014, Vitória foi a capital da Região Sudeste que atingiu o melhor percentual de atendimento na faixa etária. Isso mostra que desde a educação infantil temos percorrido o caminho certo para a melhoria da qualidade do ensino da nossa cidade", disse a secretária municipal de Educação, Adriana Sperandio.
Ela completou: "Comemoramos com os trabalhadores da Educação de Vitória esse reconhecimento. A escola caminha bem quando a família assume conjuntamente a responsabilidade do processo educacional. Tão importante quanto escola e família juntas é a educação ser definida como prioridade na gestão municipal, recebendo o maior percentual de investimento, o que garante o desenvolvimento da política educacional, com destaque para o fortalecimento curricular, a formação dos profissionais e a gestão democrática e compartilhada".

