Publicada em 11/10/2013, às 13h00
Por Carmem Tristão, com edição de Matheus Thebaldi
Com a colaboração de Antonio Fabio Memelli
Alunos de Emef de Fradinhos fazem mostra de arte após visita a Ouro Preto (MG)


Os alunos da 8ª série da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) José Áureo Monjardim, em Fradinhos, visitaram a cidade de Ouro Preto (MG) e, na volta, começaram a trabalhar na confecção de retábulos e pinturas que podem ser conferidas desta sexta (11) até quarta-feira (16) nas dependências da unidade.
Os adolescentes também fizeram painéis representando os movimentos literários do Barroco (em referência à arquitetura da cidade) e do Arcadismo, aludindo à produção literária dos poetas inconfidentes Cláudio Manuel da Costa, Tomás Antônio Gonzaga e Silva Alvarenga, entre outros. Nas aulas de Matemática, construíram uma maquete da Mina da Passagem. E não parou por aí. Eles ainda produziram jogos temáticos, fotos e vídeos.
A visita à cidade mineira aconteceu em junho deste ano, como parte do projeto Patrimônio Histórico e Cultural, que acontece na Emef José Áureo Monjardim desde 2002. Os principais locais visitados foram a Mina da Passagem (entre as cidades de Ouro Preto e Mariana), a Casa dos Contos, Museu de Mineralogia da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), a Capela-Museu de Tomás Antônio Gonzaga, a Capela Padre Faria, a Igreja de São Francisco e a Igreja do Pilar.
"Os estudos foram realizados de forma interdisciplinar, envolvendo conteúdos curriculares de Arte, História, Geografia, Português e Matemática, e a arte produzida retrata figuras históricas do passado a personagens e fatos do presente", informou a diretora da escola, Andreia Sarmento.
"Para mim, foi muito bom ter visto ao vivo um lugar que guarda um pouco da história do nosso país, uma cidade que também é Patrimônio Nacional do Brasil. Com certeza indico como opção para visita e passeio para um verdadeiro encontro com a história de Ouro Preto", disse o aluno Érikles.
"A viagem, além de nos proporcionar conhecer um lugar novo e fora do Espírito Santo, fez com que fizéssemos novas amizades. Tudo isso vai ficar marcado em nós para sempre", revelou Sofia.
"Gostaria de agradecer a cada professor pelo carinho que nos proporcionou. A cidade de Ouro Preto é linda e com muitas histórias pra contar. Me diverti e aprendi muito. Posso dizer que a cada viagem que faço com a escola, tenho alguma coisa para aprender com os amigos e professores", relatou Jéssica.