Publicada em 10/11/2009, às 16h20
Por José Carlos Mattedi, com edição de Deyvison Longui
Com a colaboração de Eliane Rezende (Marlin Azul)
Artistas capixabas destacam a riqueza da exposição de gravuras no Maes

A exposição Os Triunfos do Carnaval é uma rara oportunidade de um olhar mais aprofundado sobre as manifestações artísticas de consagrados nomes da história da arte e das várias épocas da vida social humana.
Essa é a opinião de duas artistas plásticas capixabas, Samira Margotto e Maria das Graças Rangel, esta diretora do Grupo Varal de Gravuras e professora do curso de Artes Plástica da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).
"Estamos recebendo em nossa cidade a visita de grandes artistas europeus. Um orgulho para os capixabas", exulta a professora.
A exposição internacional Os Triunfos do Carnaval foi aberta no dia 29 de outubro, no Museu de Arte do Espírito Santo Dionísio Del Santo (Maes). Reúne um acervo precioso com obras de mestres consagrados, como Heyden, Tiepolo, Goya e Van de Velde II, vindas do Musée du Dessin et de L'Estampe Originale, da cidade francesa de Gravelines.
É a primeira vez que as 53 gravuras que retratam o universo do Carnaval europeu, entre os séculos XVI e XX, deixam a França. E Vitória será a única cidade brasileira a receber a mostra.
"Em toda a história da arte, pintores e escultores fazem um passeio pela gravura. Por meio dessa técnica e dos materiais da gravura em metal, artistas consagrados deram uma nova visão à propaganda, com seus cartazes litográficos de espetáculos, principalmente os do Moulin Rouge, imortalizando grandes figuras da vida noturna parisiense", explica Maria Rangel.
Ela cita nomes conhecidos, como Picasso, Matisse, Chagall, dentre outros. "Eles desenvolveram obras gráficas, além de seus trabalhos como pintor, escultor ou arquiteto", destaca.
Contato mais direto

De acordo com a professora, a gravura proporciona aos artistas um contato mais direto com o criar, com os materiais e instrumentais de arte, enriquecendo as outras linguagens. "No Espírito Santo, os remanescentes do Grupo Varal de Gravura, sempre atuantes, acrescentaram às suas pinturas a força do gesto gráfico", revela.
"A oportunidade de ver as gravuras no Maes deve ser bem valorizada, não só por gravadores, mas por todos, artistas ou apreciadores. A uns será o benefício da beleza, a outros também a aprendizagem", complementa.
Já Samira Margotto destaca que a exposição Os Triunfos do Carnaval é significativa tanto do ponto de vista artístico quanto pelo aspecto sociocultural.
"Uma visita à mostra possibilita visualizar a construção técnica e poética de obras dos grandes mestres da arte, além de permitir a compreensão das raízes históricas da mais importante festa popular brasileira, no caso, o carnaval", observa.
Serviço
Exposição Os Triunfos do Carnaval
Local: Museu de Arte do Espírito Santo Dionísio Del Santo (Maes) - Avenida Jerônimo Monteiro, 631, Centro de Vitória
Exposição: até 15 de janeiro de 2010
Horários: de terça à sexta-feira, de 10h às 18h; sábados, domingos e feriados, de 12h às 18h
Entrada franca