Assinada ordem de serviço para obras macrodrenagem no bairro Jardim Camburi
Publicada em | Atualizada em
Por Jaqueline Vianna, com edição de Deyvison Longui
Com a colaboração de Marcus Monteiro
Marcos Salles
Na solenidade, o prefeito João Coser destacou a importância da obra que vai representa um salto na qualidade de vida dos moradores de Jardim Camburi
Moradores de Jardim Camburi prestigiaram, na noite desta sexta-feira (10), a solenidade de assinatura de ordem de serviço (OS)das obras de macrodrenagem no bairro. O documento foi assinado pelo pref
eito João Coser e dá início às intervenções que acontecem em 16 ruas e beneficiam cerca de 60 mil pessoas.
"Isso aqui não é um presente aos moradores. É uma reivindicação do Orçamento Participativo. Eles acreditaram, foram atrás e estão de parabéns pela competência e por reconhecerem a importância desta obra que fica debaixo da terra, que tem alto custo, mas que representa um salto na qualidade de vida de todos", disse João Coser.
"Serão construídos cerca de cinco quilômetros de galerias em 16 ruas do bairro. Será garantida maior capacidade de escoamento e melhores condições ambientais, de saúde e de mobilidade urbana", acrescentou o secretário municipal de Obras, Maurício Ferrari, destacando a importância de serem minimizados o risco de alagamentos por ocasião das chuvas.
A obra é parte do Plano Diretor de Drenagem Urbana de Vitória (PDDU) que definiu pela intervenção em 29 bacias de drenagem na cidade das 98 bacias existentes. A rede de drenagem do bairro será ampliada com a substituição, em alguns trechos de ruas, da rede tubular por galerias que transportam um grande volume de águas das chuvas.
As galerias terão entre de 1,5 metro até 9 metros de largura. Os moradores das ruas onde as obras serão realizadas serão avisados com antecedência de três dias.Como as galerias são pré-moldadas e de fácil instalação, o morador que tiver carro ficará sem acesso a sua garagem somente durante o dia. A escavação iniciará pela manhã e no final da tarde o trecho da rua estará liberado para o trânsito. Este tipo de obra já foi realizado com sucesso no bairro República.
Sub-bacias
Marcos Salles
A ordem de serviço dá início às intervenções que acontecem em 16 ruas e beneficiam cerca de 60 mil pessoas
As obras de macrodrenagem foram precedidas por estudo que iniciou pelo cadastro das redes de drenagem existentes. Este serviço, acompanhado de relatório fotográfico, balizou o diagnóstico do sistema de drenagem, que apontou redes subdimensionadas, recalcadas e assoreadas, resultando em duas áreas críticas de inundação: as redondezas da avenida Herman Modenesi e da avenida Judith Leão.
A partir do traçado da bacia de contribuição foi verificada a capacidade de suporte das redes existentes e bacia de drenagem do bairro foi subdivida em duas. Uma com lançamento no final da praia de Camburi, denominada "Sub-bacia Orla" e, outra, com lançamento no córrego próximo ao limite da área da Infraero, denominada "Sub-bacia Norte-Sul".
Assim, as redes existentes na área de estudo foram avaliadas de modo a serem reutilizadas, já que estão bom estado de conservação. A sub-bacia Norte-Sul inicia pela avenida Norte-Sul e entra no bairro na seqüência: Avenida Norte-Sul, avenida Marinho Del Maestro, rua Osvaldo Horta Aguirre, rua José Guilherme Neffa, rua Theófilo Costa, avenida Raul Oliveira Neves, rua Arquiteto Décio Thevenard, rua Victorino Cardoso, rua Doutor Herwan Modenesse Wanderley, avenida Judith Leão Castello Ribeiro e rua Alcino Pereira Neto. As obras da sub-bacia orla iniciam na avenida Dante Michelini e seguem pelas ruas: Silvino Grecco, Antônio Araújo Lyra e Alípio da Costa e Silva.