Publicada em 29/04/2013, às 14h59 | Atualizada em 29/04/2013, às 14h59
Por Anderson Chagas, com edição de Matheus Thebaldi
Encontro de Chorinhos e Chorões anima o Morro dos Alagoanos nesta terça-feira

O Morro dos Alagoanos recebe a 10ª edição do Encontro de Chorinhos e Chorões nesta terça-feira (30), na praça Antônio Trajano dos Santos, em frente ao campo de futebol, a partir das 20 horas. Adiado em função das chuvas no último dia 23, o encontro promete muita animação e boa música para celebrar esse estilo bem brasileiro com os talentos capixabas.
O evento terá como atrações as apresentações dos grupos Choro Harmonia, SambaChoro.Som e Choro Pé na Roda. O objetivo do encontro é fomentar, produzir, difundir e preservar o estilo musical, denominado choro ou chorinho na cidade de Vitória.
"O festival cresceu, mas nem por isso perdeu as suas características. Este ano, a produção optou por valorizar a prata da casa, talentos da nossa capital que se dedicam ao estilo", disse o ativista cultural Raimundo de Oliveira, que é um dos idealizadores do encontro.
Ele destacou ainda a importância da parceria da Associação Cultural Boca da Arte com a Prefeitura de Vitória, através da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), para a realização do encontro. "Essa parceria se torna fundamental para inserir a cultura no contexto da comunidade", considerou.
Para o secretário municipal de Cultura, Alexandre Lima, o Encontro de Chorinhos e Chorões "projeta positivamente a comunidade dos Alagoanos no cenário musical e representa uma iniciativa importante tanto para a promoção e valorização de talentos quanto para o acesso democrático do público aos bens culturais".
O evento, promovido pela Associação Cultural Boca da Arte, tem apoio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc).
Dia do Choro

O Morro dos Alagoanos é um dos poucos lugares do Brasil que celebram a data. O Dia Nacional do Choro é comemorado no dia 23 de abril em referência à data de nascimento de Alfredo Vianna da Rocha Filho, o Pixinguinha, no ano de 1897.
O autor de "Carinhoso" é, reconhecidamente, um dos maiores ícones da música popular brasileira, revelando seu talento como compositor, instrumentista, flautista e arranjador.
Neto de africanos, nascido na cidade do Rio de Janeiro, Pixinguinha foi o pioneiro na introdução de elementos da música afro-brasileira e da música rural nas polcas, valsas e tangos dos chorões. Junto com outros seis músicos, Pixinguinha formou, na década de 20, o conjunto "Os Batutas", o primeiro a conquistar fama na história da música nacional.
Serviço
10º Encontro de Chorinhos e Chorões
Atrações: Grupo de Choro Harmonia, Grupo SambaChoro.Som e Grupo de Choro Pé na Roda
Quando: terça-feira (30), a partir das 20 horas
Onde: praça Antônio Trajano dos Santos, em frente ao campo de futebol do Morro dos Alagoanos
Mais informações: (27) 3222-0285 / 9966-7785
Entrada gratuita.