Publicada em 04/05/2021, às 09h00
Por Deyvison Longui, com edição de Matheus Thebaldi
Horta comunitária na Casa do Cidadão incentiva alimentação mais saudável
Os espaços ociosos no pátio do estacionamento da Casa do Cidadão, em Itararé, ganharam novas e importantes utilidades. A Secretaria Municipal de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid) criou uma horta comunitária no local, como forma de integração e conscientização e, também, como incentivo para uma alimentação mais saudável.
Temperos e folhas, como cebolinha verde, rúcula, agrião, quiabo, poejo, hortelã, pimenta biquinho, coentro, salsa, manjericão, alface e couve, e, ainda, ervas medicinais, como boldo, capim cidreira e cidreira, além de maracujá, fazem parte dos canteiros e espaços localizados entre os carros, que foram preparados, receberam adubos e, em breve, terão plaquinhas de identificação para cada uma das espécies cultivadas. A possibilidade de destinar as verduras aos servidores e à população ainda está sendo avaliada.
"A implantação da horta comunitária teve como objetivo chamar a atenção para a melhoria de vida dos cidadãos, mostrando o cultivo de alimentos saudáveis visando à incorporação deles na sua dieta diária, como, também, pelo convívio gerado pela atividade, que gera conscientização", apontou Neuzinha de Oliveira, titular da Semcid, que é responsável pela Casa do Cidadão.
Ainda segundo a secretária, com a implementação da horta comunitária, espaços que antes não estavam recebendo o devido cuidado ganharam nova serventia, passando a valorizar áreas no seu entorno. "Isso proporciona um ganho coletivo e, também, para o meio ambiente", destaca Neuzinha.
Veja galeria de fotos: