Publicada em 07/10/2014, às 15h12 | Atualizada em 07/10/2014, às 15h12

Por Carmem Tristão, com edição de Matheus Thebaldi

Com a colaboração de Janaína Zambelli

Músicas, teatro e atividades lúdicas animam alunos de Emef da Ilha do Príncipe


André Sobral
Apresentação Artistica na Escola Castelo Branco
Teatro e músicas animaram a manhã dos alunos da Emef Castelo Branco
André Sobral
Apresentação Artistica na Escola Castelo Branco
Alunos interagiram com os personagens nas brincadeiras e atividades

Compassos, ritmo, melodia, harmonia e, principalmente, sentimento. Para os alunos do 2º ao 5º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Castelo Branco, na Ilha do Príncipe, esta terça-feira (7) foi bastante agitada e com boa música.

O motivo? A realização da oficina lúdica e educativa do Circuito Ambiental Alman'arte, que tem como objetivo abordar, de forma divertida, assuntos como sustentabilidade, ética e valores na relação escolar, e também comunitária, essencialmente, por meio da arte e da música.

"Trazer esse evento para a escola é muito gratificante e de extrema importância, uma vez que abordamos temas que já devem fazer parte da roda de conversa dos pequenos. Assuntos que tratam da sustentabilidade, importância da conscientização e até o respeito às diferenças, como forma de evitar situações como o bullying. Esse é o nosso foco. Além disso, nossa abordagem é de forma lúdica e divertida, o que deixa as crianças mais animadas e felizes com a nossa presença", relatou a pedagoga Renata Rosa Weixter, uma das autoras do livro-CD Alman'arte.

"É tudo muito maravilhoso. Eu, como músico, acho importante esse tipo de aprendizagem com utilização de cantigas e o contato musical dos alunos. Muitas vezes, só escutam aquilo que passa todos os dias no rádio, sem dar atenção aos outros estilos que merecem ser conhecidos. Além disso, chamamos atenção para assuntos que muitas vezes não são bem abordados e reconhecidos pelos alunos. A integração e a diversão são os nossos objetivos. Trabalhamos com a arte e as crianças se envolvem facilmente", declarou o compositor e músico do grupo Moxuara, Flávio Vezzoni, que também é autor do livro-CD Alman'arte.

Diversão

Os alunos aprovaram a iniciativa. "Achei muito legal o evento. A contação de histórias foi a minha parte preferida, já que acompanhei tudo no livro do Alman'arte", disse o aluno do 5º ano Guilherme Martins de Souza, de 8 anos.

"É muito legal ter essa proposta de aula diferente. As músicas são bem animadas e eu adorei quando os professores foram dançar congo lá na frente com a Renata", afirmou a aluna do 4º ano Melissa dos Santos da Silva, de 7 anos.

Formação

O projeto já realizou formação com os professores da escola sobre a importância da música no processo de ensino e aprendizagem, abordando, principalmente, as temáticas de valorização da vida em todas as suas manifestações. Já foram distribuídos cerca de 300 livros/CD para os alunos e professores.

Na oficina lúdica desta terça, foram explorados os ensinamentos propostos pelos educadores em sala de aula. "Realizamos teatro, contação de história, tocamos e cantamos as músicas e realizamos brincadeiras sobre a destinação correta dos resíduos sólidos, sobre o bullying, a ética, a preservação dos recursos hídricos e outras temáticas. Foi muito divertido", disse Renata.

Continuidade

O Circuito Ambiental Alman'arte continua com os trabalhos dos professores. Depois, é realizada uma avaliação de indicadores sociais para a sondagem das mudanças comportamentais e de aprendizagem. Em novembro, ocorrerá a culminância do projeto com a apresentação dos autores aos pais, sessão de autógrafos e apresentações culturais das crianças envolvidas no projeto.

André Sobral
Apresentação Artistica na Escola Castelo Branco
André Sobral
Apresentação Artistica na Escola Castelo Branco
Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 - Protocolo Geral
(Atendimento ao público de às horas)