Publicada em 19/02/2020, às 18h55
Por Rosa Blackman (rosa.adrianaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi
Geração de renda: ação apoiada por PMV ajuda negócio de família em São Benedito
A Secretaria de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid), representada pelo Procon Vitória e pela Gerência de Qualificação do Trabalhador, participou, na manhã desta quarta-feira (19), da inauguração do novo espaço para produção de marmitas da dona Maria Nilza Vitorino, de 62 anos, no bairro São Benedito.
A inauguração é resultado prático do projeto Economia do Bem, realizado pelo Ateliê de Ideias em parceria com a Semcid. Ela recebeu R$5 mil, que eram voltados a investimentos em melhorias físicas do seu local de trabalho.
Para a dona Maria, como é mais conhecida, é o início de novos tempos em sua vida. "O prêmio foi o início da mudança. Tive a oportunidade de concorrer ao prêmio e agarrei. Agora, tenho a felicidade de ter meu próprio espaço para fazer minhas marmitas. Com a reforma, pude sair do aluguel. Antes, o dinheiro que ganhava era só para pagar o aluguel", contou.
Dona Maria fez questão de contar um pouco de sua história. Mãe de oito filhos, ela disse que sempre trabalhou com muita garra para criá-los, fazendo bolos, tortas e salgados para fora. "Minha vida sempre foi de muita luta. Hoje, tenho ainda mais ânimo. Formei um filho que é pedagogo e árbitro de futebol e, agora, crio meus netos. Ahh, já sonho em ver eles (sic) todos formados", falou, emocionada.
Para a inauguração do espaço, Dona Maria fez questão de reunir amigos, vizinhos e as equipes do projeto Economia do Bem e da Semcid para um almoço, com direito a prato principal, salada e sobremesa. Na ocasião, ela disse ainda que vai trabalhar muito para ampliar os negócios, visando à estruturação de um espaço para atendimento aos clientes.
"Eu sonho alto. Vou aproveitar o meu terraço para montar um restaurante. A vista daqui é linda. Sou muito grata ao apoio que recebi do projeto Economia do Bem. Sem essa ajuda estava muito difícil. Sinto que agora tenho condições de fazer meu comércio crescer", disse.
Geração de renda
Para o secretário de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho, Bruno Toledo, o apoio a projetos dessa natureza é o cumprimento do dever e a razão de existência da secretaria. "Estamos atuando para transformar a realidade de vida dessa família. É nosso dever. É um direito dela. Estamos apoiando projetos de geração de renda e organização financeira familiar”, disse Toledo.
O secretário fez questão de reforçar que a história da dona Maria é mais um exemplo de quem faz a diferença na visibilidade de um território do bem, de paz e de pessoas que trabalham.