Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Obra de drenagem no Mercado da Vila Rubim será regularizada até final do mês

Publicada em

Por Marcus Monteiro (mmonteiroeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Marcus Monteiro
Obra de drenagem no mercado da Vila Rubim
Trecho na Vila Rubim será regularizado até dia 23 de agosto (ampliar)

A Prefeitura de Vitória estabeleceu o prazo de 23 de agosto para a empresa Equilíbrio Construtora Ltda, vencedora da licitação da obra de drenagem do Mercado da Vila Rubim, retomar a obra e concluir os serviços iniciados.

Estão sem pavimento um trecho de 30 metros em frente ao aviário e os 40 metros da rua Eduardo Santos, via que dá acesso ao aviário. A obra de drenagem tem como objetivo minimizar o risco de alagamentos na área próxima à Ponte Florentino Avidos, que será reurbanizada assim que a obra de drenagem seja concluída.

A empresa recebeu a ordem para iniciar os serviços em 22 abril deste ano, com prazo de 90 dias para concluir. Dezesseis dias depois (8 de maio), a empresa foi advertida formalmente pela Secretaria Municipal de Obras e Habitação (Semohab), após reiteiradas tentativas de contato direto, por sequer ter iniciado a obra.

As intervenções só foram efetivamente iniciadas em 21 de maio, um mês depois de concedida a ordem de serviço.

Após 53 dias da ordem de serviço, a empresa protocolou um pedido de prorrogação de prazo por mais 90 dias, alegando que condições técnicas inviabilizaram o cumprimento do cronograma da obra. A Semohab concordou com os argumentos da empresa em justificativa técnica aprovada pela Procuradoria e pela Controladoria Geral do Município.

Passados 78 dias da ordem de início das obras, no dia 9 de julho, a Equilíbrio Construtora foi notificada por não concluir o trecho de 40 metros da rua Eduardo Santos, aberto há 49 dias para instalação da rede de drenagem.

Na notificação, a fiscalização da Semohab apontou que a empresa não havia colocado ninguém para trabalhar em quatro dias intercalados e, quando o fez, só havia quatro operários, sendo um motorista do caminhão basculante e um operador da retroescavadeira.

Naquela data, não havia sequer placa de sinalização de obras, banheiro para os funcionários, rede de água disponível para execução do concreto e até mesmo areia para a execução das argamassas.

No final do mês de julho, a empresa Equilíbrio Construtora paralisou a obra de forma unilateral. A Semohab chamou os representantes da empresa para uma reunião, que aconteceu na última segunda-feira (5). Ficou marcada uma visita técnica ao canteiro de obras para definir em conjunto – empresa e administração municipal – os serviços a serem concluídos e os prazos.

Na visita, ficou acordado que a empresa concluirá os serviços iniciados até o dia 23 deste mês de agosto. A Semohab já iniciou os trâmites para contratação de uma nova empresa para concluir a obra de drenagem.