Publicada em 27/07/2020, às 15h14
Por Ricardo Aiolfi, com edição de Matheus Thebaldi
Palestra sobre escritoras negras abre programação de aniversário da Biblioteca


Para comemorar os 79 anos da Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim, esta semana será marcada por uma programação literária especial e on-line.
Nesta segunda-feira (27), a palestra "Escritoras Negras Brasileiras" abre as comemorações. Ministrada pelas professoras Débora Cristina de Araújo e Andreia Teixeira Ramos, da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), ela está disponível no canal do YouTube da Prefeitura de Vitória.
Clique aqui para assistir à palestra
No vídeo, as professoras falam da resistência negra no Brasil e da importância das mulheres negras na literatura. Fazem referência ainda ao Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, que foi comemorado neste último sábado (25).
Contação de histórias
Nesta terça-feira (28), é o dia da contação de histórias. Marta Samôr, do grupo Chão de Letras, homenageia o escritor Machado de Assis com a história "Um apólogo". A participação especial fica por conta da escritora Andréa Espíndula, que fará um desenho da Pedra dos Dois Olhos, com a história de mesmo nome de Adelpho Poli Monjardim, contada por Rogério Fraga.
A Biblioteca Municipal é um espaço da Secretaria Municipal de Cultura (Semc).
Palestrantes
Débora Araujo é professora de Educação das Relações Étnico-Raciais da Ufes e também é professora permanente do Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Educação (PPGMPE/Ufes). Possui doutorado em Educação pela UFPR. É coordenadora do LitERÊtura - Grupo de estudos e pesquisas em diversidade étnico-racial, literatura infantil e demais produtos culturais para as infâncias, vinculado ao Centro de Educação (Ufes). Realiza pesquisas nas áreas de literatura infantil e juvenil; educação e relações étnico-raciais; educação e diversidade; práticas pedagógicas; Análise Crítica do Discurso.
Andreia Teixeira Ramos é professora substituta do Centro de Educação da Ufes. Trabalha com a disciplina de Educação das Relações Étnico-Raciais. Doutora em Educação pela Universidade de Sorocaba e Mestra em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo. É pesquisadora colaboradora do Grupo de Pesquisa “Territórios de Aprendizagens autopoiéticas” (CNPq) e do Projeto de ensino, pesquisa e extensão “Narradores da Maré” do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo.
Biblioteca
A história da Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim é marcada por projetos que levam ao público o incentivo ao hábito da leitura. O mais conhecido deles é o "Viagem pela Literatura", premiado nacionalmente e que ocorre há 25 anos com ações diversificadas.
"Nesses 79 anos, a Biblioteca Municipal sempre cumpriu com o papel de levar o incentivo à leitura a todos os tipos de público e idade. Mesmo com o isolamento neste ano, não poderíamos deixar de marcar a data trazendo conteúdos de qualidade para toda a população", conta a coordenadora da Biblioteca, Elizete Caser.
Programação
Disponível no canal do YouTube da Prefeitura de Vitória
Segunda-feira, 27 de julho
- Palestra "Escritoras negras brasileiras" - pelas professoras Débora Cristina de Araújo e Andreia Teixeira Ramos, da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes);
Terça-feira, 28 de julho
- Contação de histórias do projeto "Viagem pela Literatura" com o grupo "Chão de Letras";
- Desenhar e colorir a Pedra dos Dois Olhos, por Andréa Espíndula, acompanhada da história "A Pedra dos Dois Olhos", lenda capixaba do escritor Adelpho Poli Monjardim e narrada em áudio por Rogério Fraga;
Quarta-feira, 29 de julho
- Palestra "Notícias sobre Adelpho Poli Monjardim", por Fernando Achiamé;
- O que estou lendo nesta quarentena?
Quinta-feira, 30 de julho
- Encontro com o Escritor;
Sexta-feira, 31 de julho
- Hora da Poesia.
