Projeto Conscientização Política na Emef Alvimar Silva (ampliar)
Foto Divulgação
Projeto Conscientização Política na Emef Alvimar Silva. (ampliar)
Incentivar o exercício da cidadania de forma lúdica, com uma atividade prática de simulação do processo democrático das eleições gerais. Esse é o principal objetivo do projeto "Conscientização política", desenvolvido com 162 estudantes das turmas do 6º ao 9º ano do turno matutino, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Alvimar Silva, que fica no bairro Santo Antônio.
Por meio de atividades simuladas, os estudantes vivenciaram todos os processos que fazem parte das eleições: formação de partidos, confecção de cartazes para identificação dos candidatos, elaboração do plano de governo e, por fim, a eleição dos que pleitearam os cargos.
Inicialmente em sala de aula, os estudantes se reuniram em grupos e formaram os partidos, inclusive determinando o nome e o número que seriam utilizados na campanha. Em seguida, confeccionaram cartazes e foram divulgar seus projetos e ideias para as outras turmas, convocando os "eleitores" para participar do processo democrático.
Após alguns dias de debates e troca de ideias e experiências entre as turmas, chegou a hora de eleger os candidatos. Utilizando os tablets para simular as urnas eletrônicas e papelão para fazer alusão à cabine de votação, cerca de 120 estudantes de turmas a partir do 3º ano se juntaram ao projeto para exercer a cidadania, votando nos candidatos de sua preferência.
"Foi muito bacana debater, avaliar e escolher um candidato. É muito importante compreender a importância de estudar as propostas, e identificar aqueles que têm as propostas que cada um considera ideal para si e também para todos", afirmou a estudante Maria Eduarda Simões, do 8º ano.
"Eu aprendi que eleição é coisa séria. Devemos nos atentar às propostas bem construídas, com projetos pensados para o bem de todos. Essa experiência me deu também uma grande lição de honestidade e da importância de se exercer a cidadania", ressaltou o estudante João Pedro Ribeiro, também do 8º ano.
Da mesma turma, a estudante Ana Luiza falou sobre os conceitos e ideias que aprendeu ao longo do projeto. "Foi bacana criar o partido, cuidar da parte criativa, aprender a escutar as pessoas e ideias diferentes, pois com a contribuição de cada um, surgem melhores propostas para todos. Vou levar para toda a vida essa experiência de projetar, organizar um grupo, coordenar ações e estudar projetos e ideias", explicou.
Cidadãos conscientes
À frente do desenvolvimento do projeto junto aos estudantes, o professor de História Oziel Nazaré destacou os objetivos da proposta desenvolvida com as turmas das séries finais.
"A minha expectativa é que eles levem para a vida essa conscientização e participem ativamente como cidadãos dos assuntos importantes do Brasil. O objetivo do projeto foi incentivar que pensem criticamente o processo eleitoral, de forma lúdica, contribuindo com a formação cidadã e espírito democrático de nossos estudantes, de forma ética, como prevê a constituição em vigor no nosso país", disse.