Utensílios e móveis são recolhidos pelo Papa-Móvel e doados

André Sobral
Papa Móveis

O serviço Papa-Móveis realiza o recolhimento gratuito de móveis e utensílios domésticos usados, mediante a solicitação dos moradores de Vitória. Os moradores podem solicitar o serviço via formulário on-line, aplicativo ou telefone (156), com custo de ligação local.

O serviço é realizado a partir de agendamento prévio e dispõe de uma equipe para ir até a residência do morador. Porém, o material deverá estar em local de fácil acesso, não podendo a equipe entrar em casas ou apartamentos.

O Papa-Móvel tem como foco recolher móveis e utensílios domésticos usados. Os objetos recolhidos e em condições de uso são doados a comunidades carentes mediante encaminhamento feito pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras). Quando os materiais são irrecuperáveis, os produtos são enviados às associações de catadores de Vitória e vendidos como sucata ferrosa ou plástica, gerando renda para os catadores.

Exemplos

Alguns exemplos de móveis coletados pelo Papa-Móveis são armários, geladeiras, sofás, cadeiras, rádio, televisão, mesa, fogão e camas, além de outros.

Ao reaproveitar móveis usados, gerar renda aos catadores, reduzir o envio de material ao aterro sanitário e reduzir o volume de materiais disponibilizados em vias públicas, o serviço contribui para a melhoria da qualidade de vida na cidade.

Dúvidas frequentes e respostas

  1. Como e quando será realizado o agendamento para o recolhimento dos materiais?
    A Central de Serviços informa que, após a abertura do chamado no 156, o setor de Coleta Seletiva da Prefeitura de Vitória entrará em contato com o solicitante (por meio dos telefones informados) em até 15 dias corridos e irá propor dia e hora para o recolhimento dos objetos.

    Atenção: Serão realizadas três tentativas de contato e em dias diferentes, após isso o chamado será cancelado.

  2. A equipe do Papa-Móveis pode entrar nas residências para efetuar o recolhimento?
    Os funcionários do veículo de recolhimento do Papa Móveis - por determinação da empresa prestadora de serviços à PMV - não podem adentrar nas residências nem nas dependências dos condomínios, tais como apartamentos, elevadores, corredores, escadas etc. No logradouro a ser executado o recolhimento, o material deverá estar em propriedade particular e em local de fácil acesso, próximo ao portão que dá acesso a rua. No caso de edifícios, o material deverá estar na portaria ou em outro local no térreo, como em garagens.
  3. É possível fazer o recolhimento em locais de difícil acesso?
    Em locais como escadarias, becos e travessas, o solicitante deverá disponibilizar os objetos em locais onde o caminhão do Papa Móveis possa chegar. Sendo necessário que o solicitante aguarde junto a este material até a chegada da equipe no horário agendado, a fim de evitar penalidades como multas, pela fiscalização de limpeza pública.
  4. Posso colocar os objetos na rua?
    Não. O material deverá ser disponibilizado dentro da propriedade do solicitante e em local de fácil acesso, próximo ao portão. Em situações em que a equipe do papa móveis avaliar a necessidade de disponibilizar o material em vias públicas, o solicitante deverá aguardar junto a este material até a chegada da equipe no horário agendado, a fim de evitar penalidades como multas, pela fiscalização de limpeza pública.
  5. O Papa-Móveis só recolhe móveis e eletrodomésticos em boas condições?
    O serviço de Papa Móveis recolhe objetos domésticos em qualquer estado de conservação, desde que se encontrem resguardados do tempo e não estejam disponibilizados junto a outros tipos de resíduos, como lixo úmido, podas de árvores e entulhos, entre outros.
  6. Quais os tipos de materiais são recolhidos?
    O Papa Móveis deve ser solicitado nos casos de recolhimento de móveis e/ou utensílios domésticos. Não se registra solicitações para coleta de materiais de construção, porta, janelas e entulhos.

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 - Protocolo Geral
(Atendimento ao público de 08 às 17 horas)