Publicada em 29/08/2012, às 10h00

Por Danielly Campos, com edição de Matheus Thebaldi

Obra do último trecho de ampliação da avenida Fernando Ferrari em fase final


Elizabeth Nader
Obras de ampliação da Avenida Fernando Ferrari
As obras do último trecho de ampliação da Fernando Ferrari, entre a Ufes e a avenida Adalberto Simão Nader, devem ser entregues em outubro

A ampliação do último trecho da avenida Fernando Ferrari, em Vitória, está em fase final. A obra está sendo feita em parceria entre a Prefeitura de Vitória e o Governo do Estado. A parte entre a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e o cruzamento com a avenida Adalberto Simão Nader terá três faixas por sentido, baias de ônibus, calçadas acessíveis, ciclovia e canteiro central. Ela deve ser inaugurada no próximo mês de outubro, segundo estimativa do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-ES).

Ao longo dos seus cinco quilômetros de extensão, a avenida é um dos mais importantes eixos viários de acesso ao norte da ilha e porta de entrada da capital para o município da Serra. A obra está sendo realizada sem interdição total do trânsito.

"A ampliação é uma obra estratégica para a cidade, pois vai garantir qualidade de vida com a melhora da mobilidade urbana na região", segundo o secretário municipal de Desenvolvimento da Cidade, Kleber Frizzera.

O primeiro trecho ampliado foi entre o Aeroporto de Vitória e a avenida Adalberto Simão Nader, em 2003. A segunda parte compreendeu o trecho entre a Ufes e a Ponte da Passagem, incluindo o viaduto em Jardim da Penha (2008).

Em 2009, a cidade ganhou a nova Ponte da Passagem, um investimento de R$ 66 milhões, sendo R$ 28 milhões da Prefeitura de Vitória e R$ 36 milhões do Governo do Estado. O município investiu em 107 processos de desapropriações.

Além disso, o município investiu R$ 15 milhões na nova rede de energia elétrica da avenida; R$ 7,5 milhões na desapropriação para ampliação da rua Dona Maria Rosa e na construção/reforma de 19 edificações na Ufes em troca da cessão de 25 mil metros quadrados de área para a ampliação da avenida. Em contrapartida, o Governo do Estado realizou a obra para construir o corredor viário.

Confira mais detalhes sobre as desapropriações:

  • 1ª etapa (da avenida Adalberto Simão Nader ao Aeroporto de Vitória): R$ 2.469.782,90, em 10 processos de desapropriações.
  • 2ª etapa (da antiga colchoaria Paris até a praça de Goiabeiras): R$ 10.500.000,00, em 54 processos de desapropriações.
  • 3ª etapa (da nova Ponte da Passagem até a antiga Colchoaria Paris): R$ 21.100.000,00, em 43 processos de desapropriações.

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