Publicada em 08/10/2010, às 14h00 | Atualizada em 13/10/2010, às 21h11
Por Vitor Lopes, com edição de Edlamara Conti
Com a colaboração de Brunella França
A Idade da Ameixa: a passagem do tempo de forma poética no Festival de Teatro

Um casarão antigo. No quintal, uma grande ameixeira que serve de fio condutor para as mulheres de uma mesma família: uma metáfora do tempo. Com diálogos poéticos e citações com pitadas de humor, A idade da ameixa revela a personalidade de nove mulheres de gerações distintas.
A peça terá duas apresentações no Teatro Galpão durante o VI Festival Nacional de Teatro Cidade de Vitória. Sempre às 20h, as sessões serão nesta quarta (13) e quinta-feira (14). A classificação do espetáculo é 12 anos.
A entrada é gratuita e os ingressos devem ser retirados na bilheteria do teatro, no dia do espetáculo, às 13h. Lembrando que será distribuído um ingresso por pessoa.
Um pé de ameixa na casa onde a avó produz um vinho feito da fruta acaba se transformando no elemento central para as definições da vida delas: a morte se relaciona com as ameixas apodrecidas e a juventude com as maduras, que aos poucos perdem a sua forma perfeita.
Com direção de Guilherme Leme, os atores Ílvio Amaral e Maurício Canguçu interpretam o papel de várias mulheres de uma mesma família. O texto do autor argentino Aristides Vargas procura resgatar memórias de duas irmãs, que durante a infância, vão conhecendo e desvendando o mistério daquelas mulheres que se misturam, talvez, a nossas próprias histórias ou de alguém que conhecemos.
Entre narração e interpretação, o desenrolar da história vão surgindo, através de flashes, pequenas lembranças da infância de Celina vó Maria , tia Jacinta, tia Francisca, Branquinha e outras mulheres. É um espetáculo poético sobre o universo feminino e suas contradições.
Além de conflitos familiares, também aborda questões como traição, felicidade e independência feminina para uma sociedade de valores tradicionais e conservadores.
Ficha Técnica
Texto: Arístides Vargas
Direção: Guilherme Leme
Elenco: Ílvio Amaral e Maurício Canguçu
Tradução e Assistente de direção: Orlando Orube
Figurino: Teresa Bruzzi e Alexandre Rousset
Iluminação: Pedro Pederneiras
Cenário: Fernando Velloso
Trilha Sonora Original: Ladstom do Nascimento
Produtor Executivo: Lúcio Botelho
Preparação Corporal: Dudude Herrmann e Heloisa Domingues
Serviço
VI Festival Nacional de Teatro Cidade de Vitória - A Idade da Ameixa / MG
Dias: 13 e 14 de Outubr
Onde: Teatro Galpão
Horário: 20h Duração: 1h10
Direção: Guilherme Leme
Classificação: 12 anos