Publicada em 14/08/2018, às 15h25 | Atualizada em 14/08/2018, às 16h51
Por Josué de Oliveira, com edição de SEGOV/SUB-COM
Agendamento Online chega ao Cras da Praia do Suá

Cerca de 5 mil famílias não vão mais precisar esperar em fila por atendimento no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da Praia do Suá, que atende 13 bairros de Vitória.
O agendamento de serviços por meio da internet e do aplicativo Vitória Online na unidade já está disponível a partir desta terça-feira (14).
A solenidade contou com a presença do prefeito Luciano Rezende, a secretária de Assistência Social, Iohana Kroehling, lideranças comunitárias e servidores que atuam no equipamento.
Durante o evento, o prefeito lembrou que os únicos Cras no Brasil que disponibilizam o agendamento online são os de Vitória.
"Esse é um serviço que acaba com as filas, dá dignidade às pessoas. Nós estamos inovando e fazendo uma gestão melhorando a vida da população", disse.
O prefeito destacou ainda que o serviço de Assistência Social de Vitória é um dos melhores do país. "E é isso que as pessoas querem. Um governo reto: rápido, eficiente, transparente e online".
Inovação
Para a secretária Iohana Kroehling, esse é um momento importante para as comunidades, que ganham mais uma ferramenta de qualificação dos serviços oferecidos no Cras. "O Agendamento Online é uma ferramenta que trouxe inovação, o que ajuda a gente ter uma cidade mais humana, mais justa e inteligente. E é isso que buscamos no nosso dia a dia, fazer o melhor para nossa população", disse.
Com a ampliação do agendamento online para o Cras da Praia do Suá, sobe para 5 o número de equipamentos que oferecem a facilidade. Além este, há agendamento online nos Cras de São Pedro II, Jucutuquara, Continental e Itararé.
Como fazer
Para fazer o agendamento pelo site da Prefeitura, é preciso acessar o Portal de Serviços > Cidadão > Agendamento on-line dos Cras. Já pelo aplicativo Vitória Online, o ícone "Agendamento dos Cras" aparece na tela inicial.
Nas duas plataformas, basta inserir o CPF e a data de nascimento. Ao completar as etapas indicadas, o agendamento é feito com o nome da pessoa solicitante e pode ser impresso.

O programa oferece três opções de serviços: CadÚnico (inscrição, atualização ou revisão); Benefício de Prestação Continuada - BPC (solicitação e revisão); e Atendimento Coletivo, realizado pela equipe técnica para identificação das demandas e encaminhamentos.
A família que nunca foi atendida no Cras ou que não é atendida há mais de um ano precisa comparecer ao Cras de seu território e apresentar CPF, Carteira de Identidade; e comprovante de residência atual. A partir daí, passa a ter acesso ao agendamento on-line.
Cras
Os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) são equipamentos previstos na Política de Assistência Social e são responsáveis pela organização e oferta de serviços da Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social (Suas).
Os serviços destinam-se, em especial, à população que vive em situação de vulnerabilidade e risco social, decorrente de vínculos fragilizados, pobreza, privação por ausência de renda, precário ou nulo acesso aos serviços públicos, dentre outros.