Publicada em 24/02/2015, às 17h32

Por Giovana Rebuli Santos (girsantoseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Deyvison Longui

Alunos de escola municipal assistem vídeos e tiram dúvidas sobre trânsito seguro


Giovana Rebuli
Palestra Educativa em EMEF sobre Trânsito
Cerca de 200 alunos do 5º ao 9º ano da Emef Ceciliano Abel de Almeida participaram da palestra educativa nesta terça-feira.

Cerca de 200 alunos do 5º ao 9º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Ceciliano Abel de Almeida, em Itararé, participaram da palestra educativa da Gerência de Educação para o Trânsito da Secretaria de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória (Setran) nessa terça-feira (24).

Além de tirar dúvidas, os jovens puderam assistir vídeos que mostravam os perigos de andar de carro sem cinto de segurança, dirigir ou caminhar em vias movimentadas falando ao celular, atravessar fora da faixa de pedestre e dirigir após ingerir bebida alcoólica.

De acordo com a coordenadora de Atividades Permanentes da Educação para o Trânsito, Márcia Formariz, o objetivo da ação com os adolescentes é fazer com que os jovens desenvolvam desde cedo o respeito às leis de trânsito e ao próximo nas vias públicas.

“Apesar desses estudantes não dirigirem ainda, estamos trabalhando para se tornarem, quando crescerem, motoristas conscientes das suas responsabilidades. E mesmo não dirigindo, eles hoje já são pedestres, ciclistas, andam de ônibus e precisam respeitar algumas regras, como usar o cinto de segurança, atravessar na faixa, andar apenas na ciclovia e respeitar nos ônibus os lugares preferenciais. Desde pequenos eles podem exercer sua cidadania.”, afirma.

Opinião dos pequenos

Samile Barbosa, 10 anos, disse que gostou das explicações sobre cinto de segurança e promete que vai esperar o carro parar para atravessar a rua, mesmo que o sinal esteja aberto para o pedestre e fechado para o carro. “Nem todo motorista respeita as leis de trânsito, então é mais seguro esperar o carro parar e só então atravessar na faixa”.

Já Leonardo Lopes, 11 anos, achou interessante as dicas na hora de atravessar a rua com crianças pequenas. “Eu não sabia que é mais seguro segurar uma criança pelo pulso do que pela mão. Agora só vou andar assim com minha irmãzinha e falar para minha mãe fazer o mesmo”, conta.

Giovana Rebuli
Palestra Educativa em EMEF sobre Trânsito
Além de tirar dúvidas, os jovens puderam assistir vídeos que mostravam a importância de um trânsito mais seguro.

A pedagoga da Emef Ceciliano Abel de Almeida, Sandra Vescovi Negri, conta que a ideia de chamar a equipe de educação para o trânsito para uma palestra na escola surgiu quando a escola começou a trabalhar de forma transversal o tema de trânsito.

“Desde que começamos com esse projeto, nosso olhar para as sinalizações de trânsito mudou, estamos observamos mais as ruas do nosso entorno. Também começamos a pensar em usar as placas de trânsito no interior da escola, como forma de familiarizar os estudantes com esse tipo de sinalização e mostrar que as placas, além de informar, também ajudam a organizar a movimentação das pessoas”, conta.

Palestras

Promover palestras educativas em escolas e outras instituições faz parte das atividades permanentes da Gerência de Educação para o Trânsito. Quem quiser receber essas palestras promovidas pela Setran, pode ligar para o número 3382-6445 e agendar um dia e horário com a coordenação.

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 - Protocolo Geral
(Atendimento ao público de às horas)