Publicada em 10/06/2010, às 19h08

Por Ludmila Pecine, com edição de Deyvison Longui

Apresentações culturais marcam Dia de Combate ao Trabalho Infantil em Vitória


Arquivo Secom PMV
Feira Livre de Jardim da Penha
A equipe do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil realizará ações de abordagem de crianças e adultos na feira livre de Jardim da Penha

Apresentações de axé, capoeira e maculelê, gincanas e premiação com brindes estão na programação do Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil em Vitória.

Neste sábado (12), a partir das 8 horas, na Praça do Supermercado Epa e na feira livre em Jardim da Penha, será realizada uma grande mobilização para marcar a data e conscientizar a população sobre os direitos da criança e os danos do trabalho precoce.

Crianças e adolescentes do Projeto Caminhando Juntos (Cajun) de Vitória vão dizer "não" ao trabalho infantil com apresentações de axé, capoeira e maculelê. 

Meninos e meninas que estiverem na praça ou na feira também poderão se divertir. Nos dois espaços serão oferecidas várias atividades lúdicas, como pula corda, jogo de peteca, bolinha de sabão, elástico, desenho e pintura livre.

A equipe do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) abordará adultos e crianças com a distribuição de panfletos educativos sobre os direitos da criança e os malefícios do trabalho precoce. Na ocasião, também será realizada uma pesquisa sobre a presença do trabalho infantil na feira livre de Jardim da Penha.

Quem passar pela praça ou na feira do bairro também vai receber um catavento colorido, que simboliza o respeito à criança e às diversidades de raça e gênero. Suas cinco pontas representam todos os continentes. Ao girar, elas inspiram a mobilização e a geração de energia, capaz de mudar a situação de milhões de crianças exploradas em todo o mundo.

Dia Mundial

Arquivo Secom
Feira Livre de Jardim da Penha
Quem passar pela praça ou feira de Jardim da Penha receberá um catavento colorido, que simboliza respeito à criança e às diversidades de raça e gênero

Instituída em 2002, em virtude da publicação do relatório da Conferência sobre o Trabalho Infantil em Genebra, a data 12 de junho é considerada o Dia Mundial contra o Trabalho Infantil.

O Brasil é considerado referência mundial no combate à exploração de crianças, por ser o único a adotar política específica de enfrentamento a esse tipo de trabalho: o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti).

O Programa é uma ação do Governo Federal que tem por objetivo retirar crianças e adolescentes, de sete a 15 anos, da situação de trabalho.

Em Vitória, cerca de 324 meninos e meninas fazem parte do Peti. As famílias que participam do programa tem acesso a diversos benefícios, como o acompanhamento psicossocial e oferecimento de atividade extra escolar para as crianças e adolescentes.


Programação


8h - Ação Educativa: apresentação cultural, atividades lúdicas e recreativas, distribuição de cartilhas e cataventos e orientações sobre os direitos das crianças e adolescentes.
9h - Apresentação do grupo Axé do Cajun Santo André.
9h30 - Atividades Lúdicas: pula corda, peteca, bolinha de sabão, elástico, desenho e pintura livre.
10h - Apresentação Cultural: Capoeira e maculelê - Cajun Nova Palestina;
11h - Ação Educativa, atividades Lúdicas e pesquisa “Trabalho infantil nas feiras livres”.

Programa Vitória Agora

Ouça entrevista sobre as ações do Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 - Protocolo Geral
(Atendimento ao público de às horas)