Publicada em 10/06/2021, às 10h01
Por Brunella França, com edição de Matheus Thebaldi
Com a colaboração de Luís Oliveira
Assessorias pedagógicas potencializam a aprendizagem de estudantes

Educar é uma missão. Com a pandemia do novo coronavírus, o desafio tomou novos contornos, impondo o replanejamento e a reconstrução de atividades, ações e práticas pedagógicas em todos os níveis de ensino.
Garantir o desenvolvimento da aprendizagem dos estudantes, fortalecer os processos educacionais por meio da troca de experiências com as equipes das unidades de ensino e potencializar as práticas pedagógicas são pilares da Secretaria de Educação de Vitória (Seme) para oferecer educação de qualidade para todos.
Por isso, este ano, as 102 unidades de ensino da rede pública de Vitória estão recebendo assessorias pedagógicas, que vêm sendo realizadas pelas equipes da Gerência de Ensino, tanto na Educação Infantil quanto no Ensino Fundamental e na Educação de Jovens e Adultos (EJA).
"Esse assessoramento reverbera na sala de aula. A proposta é que a Seme esteja mais próxima das unidades de ensino. Por isso, de forma presencial e virtual, buscamos identificar as potencialidades e os desafios que as escolas vêm passando, pensando soluções junto com a escola, sempre com foco na aprendizagem dos estudantes", ressaltou a gerente de Ensino, Luciana Paneto.

Planejamento
Já foram realizados 122 encontros com as equipes escolares, com o objetivo de qualificar ainda mais o processo de ensino-aprendizagem e também de identificar possíveis necessidades de apoio de cada escola.
"Nas assessorias, são discutidos os processos de rotina das escolas, o processo de ensino-aprendizagem e as trocas de experiências para a potencialização das práticas pedagógicas, pautando o planejamento escolar das ações que estão em desenvolvimento e, ainda, ações interventivas que contemplem as necessidades de aprendizagem de todos os estudantes", destacou a coordenadora do Ensino Fundamental, Kristian Karla.
Autonomia
De acordo com a coordenadora de Educação Infantil, Fernanda Vilela, os encontros têm proporcionado maior segurança e autonomia da equipe gestora e pedagógica na condução dos desafios e do desenvolvimento do currículo.
"Entendemos que, ao fortalecer a equipe pedagógica dos Centros Municipais de Educação Infantil, o trabalho com a criança será pensado e realizado com mais qualidade. Observamos um movimento interessante nas ações propostas pelos docentes, tanto nas atividades presenciais quanto no ambiente virtual", salientou.
Escuta
Na EJA, os estudantes também são ouvidos pela coordenação nesse processo de assessoramento. "O público da EJA é diverso, são jovens, adultos e pessoas idosas. A educação, para eles, tem que ter o sentido da vida", evidenciou a coordenadora da EJA, Heloisa Ivone da Silva de Carvalho.
O assessoramento, além de encaminhamentos pedagógicos, também é um momento de escuta da escola. "As equipes das escolas trazem, por exemplo, as demandas de planejamento dos professores, das atividades produzidas, do desenvolvimento de cada estudante. A partir daí, são pensadas ações para contribuir com esses processos", contou.