Publicada em 17/03/2025, às 00h00 | Atualizada em 17/03/2025, às 12h00
Por Rosa Blackman (rosa.adrianaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes
Assistência Social lança Protocolo do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias
O lançamento do protocolo municipal de atuação do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (Paefi), que aconteceu na manhã desta sexta-feira (14), durante o primeiro Seminário Municipal do Paefi, tornou Vitória uma das poucas cidades do país a contar com um documento que define, alinha e uniformiza a forma de atuação das equipes nos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).
"O lançamento do protocolo é extremamente relevante, porque vai trazer caminhos metodológicos de como fazer a efetivação dessa política acontecer". A afirmação foi feita pela representante do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Alyne Alvarez.
O seminário foi promovido pela Secretaria de Assistência Social de Vitória (Semas), por meio da Gerência de Proteção Social Especial de Média Complexidade, em parceria com a Associação Brasileira Terra dos Homens (Terra dos Homens), uma organização sem fins lucrativos, atuante na área social desde 1977. Aproximadamente 300 pessoas prestigiaram o evento, dentre elas, 36 municípios capixabas se fizeram representados.
Alyne veio à Vitória para apresentar os resultados das oficinas que têm sido realizadas sobre a intervenção do Paefi em todo o território nacional. Ao finalizar sua palestra, Alyne esboçou sua gratidão pelo convite para participar de um ato tão representativo e significativo para aquela política pública. "O seminário trouxe de modo muito alegre o lançamento deste protocolo. Me sinto muito feliz e grata por ter sido convidada para fazer parte deste momento", afirmou Alyne.
O seminário contou também com a palestra da subsecretária de Assistência Social da Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania do Município de Belo Horizonte (MG), Daniele Souza Carmona, que abordou o tema Superação do Risco Pessoal e Social por Violações de Direito. Ao final, Carmona fez questão de parabenizar a secretaria de Assistência Social de Vitória (Semas) pela organização do evento e, em especial, pelo lançamento do Protocolo.
Aprimoramento
Para Daniele, o lançamento teve um significado muito importante para o processo de aprimoramento contínuo da política da Assistência Social. "O Paefi é um serviço muito potente na rede para fortalecer a função protetiva das famílias, para defender os direitos das famílias mais pobres e periféricas diante dos diversos contextos de violações de direitos e discriminações, de desproteção social. É também uma forma de valorização das equipes de proteção do Paefi", enfatizou ela.
Na abertura do evento, a secretária de Assistência Social, Cintya Schulz, fez questão de ressaltar que aquele era um dia de festa. "Algumas coisas na Assistência Social só conseguimos fazer com recursos financeiros, vontade política. Implantação do Sad, do Sead e um benefício de transferência de renda requereu orçamento. Mas, o principal ativo que a PMV tem são os seus trabalhadores. Nós nos propusemos fazer um planejamento para saber onde queríamos chegar. Este lugar é o da proteção social", descreveu a secretária Cintya Schulz.
A secretária acrescentou que o seminário e a entrega do protocolo municipal de atuação do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (Paefi) são fruto do interesse coletivo dos trabalhadores da Assistência Social de Vitória por um Sistema Único de Assistência Social (Suas) fortalecido e presente na vida das famílias.
"Com certeza foi um passo importante para aprimorar o trabalho no Suas Vitória e esperamos poder contribuir com outros municípios capixabas que também poderão participar deste momento", celebrou a secretária.
A subsecretária de Proteção Social Especial, Carla Scardua, disse que aquele momento de lançamento era um reconhecimento de todo um trabalho feito no dia a dia pelos trabalhadores nos nossos Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) tão desafiador que é o serviço do Paefi. "É um marco muito importante. É um legado que construímos em conjunto, a muitas mãos. Estamos dando visibilidade ao Creas e a este serviço tão importante nos territórios", falou Carla Scardua.
Durante o lançamento, a subsecretária de Proteção Social Básica, Graziella Lorentz, disse sentir muito orgulho em poder representar todos os trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social de Vitória (Suas Vitória). "Pra gente é uma honra ter um protocolo do Paefi. Este é o segundo protocolo que a Semas entrega para a cidade. Elaborar um protocolo é resistência. É preciso estar disposto. Ao lançarmos este protocolo estamos dizendo que querendo ofertar uma política pública com caráter público. Estamos mostrando uma diretriz por fazer", comentou ela
A gente está fazendo acontecer", resumiu a gerente de Proteção de Média Complexidade, Fabíola Calazans. "O Protocolo representa uma conquista importante tanto para o Paefi quanto para os profissionais do Suas. Este documento reafirma a relevância desse serviço na Proteção Social Especial de Média Complexidade e, acima de tudo, serve como um registro das intervenções realizadas, que têm como objetivo comum o trabalho social com famílias e indivíduos, visando à superação das violações de direitos", ressaltou ela.
Fabíola destacou que o lançamento do Protocolo como um marco para Vitória, uma vez que é fruto de um processo longo de construção coletiva entre os trabalhadores e gestão, visando alcançar parâmetros que qualifiquem o processo de acolhida, de acompanhamento e de encerramento do acompanhamento das famílias.
A assistente social Kássia Milene da Silva, que atua no Creas em Itaguaçu, disse: "participar do seminário foi importante, principalmente, para mim que sou iniciante. Precisamos estar capacitados para entender e atender o público-alvo com responsabilidade. Para fazermos a diferença na vida do indivíduo e nas famílias".
A subsecretária de Assistência Social de Iuna, Fernanda Areia Amorim, disse que apesar das diferença entre os dois municípios, o seminário foi muito agradável e uma grande fonte de novidades e experiências a serem levadas para o seu município. "São conhecimentos novos, ações para mudar e levar opções para implementação no nosso município. Algumas coisas podem sim ser colocadas em prática lá", afirmou a subsecretária.
Sirlane Souza de Oliveira, que atua no Creas no município de Pinheiros, expressou ser de grande relevância a realização do seminário e, principalmente, o lançamento do protocolo Paefi. "Que seja usado como modelo em todo o Estado. É preciso que a população tenha conhecimento para que tenha acesso a direitos", disse ela.