Publicada em 13/05/2015, às 13h23
Por Patrícia Arruda, com edição de Matheus Thebaldi
Ato público marca Dia Nacional de Denúncia contra o Racismo em Vitória


Cerca de 200 pessoas participaram nesta quarta-feira (13), na praça Costa Pereira, no Centro, do ato público alusivo ao Dia Nacional de Denúncia contra o Racismo. A ação, que teve como objetivo estimular a sociedade a denunciar casos de racismo, reuniu diversas lideranças do movimento negro.
Durante o evento, organizado pelo Conselho Municipal do Negro (Conegro), foram utilizados faixas, cartazes e microfones para manifestações espontâneas contra o preconceito. Além disso, um material informativo com as políticas para a juventude e de promoção da igualdade racial foi distribuído.
A gerente de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Secretaria Municipal de Cidadania e Direitos Humanos (Semcid), Maria Anita Falcão, destaca a importância da ação. "Apesar de alguns avanços, o racismo continua sendo uma ameaça presente e uma grave violação aos direitos humanos que precisa ser denunciado", disse.
Conegro
Instituído pela lei municipal nº 6.824, de 22 de dezembro de 2006, o Conegro foi criado com o intuito de propor políticas de combate às discriminações e ampliação dos direitos da população negra.