Publicada em 18/09/2009, às 19h47 | Atualizada em 18/09/2009, às 19h49
Por Thereza Marinho, com edição de Rafael da Silva Paes Henriques
Barão de Itapemirim: intervenção valoriza conjunto histórico do Centro
O prefeito João Coser inaugura neste sábado (19), às 10 horas, a reurbanização da rua Barão de Itapemirim, no Centro de Vitória. A obra faz parte do projeto de revitalização da região e compõe a programação em homenagem aos 458 anos da Capital.
Com 100 metros de extensão, a rua compreendida entre a avenida Jerônimo Monteiro e o Teatro Carlos Gomes volta a ter paralelepípedos, recuperando o calçamento original e contribuindo para reduzir a velocidade dos veículos. A medida tem também o objetivo de valorizar o conjunto histórico localizado na região, formado pelo Museu de Arte do Espírito Santo (Maes), o Theatro Carlos Gomes e a praça Costa Pereira.


Além do calçamento, as intervenções também contemplaram a parte subterrânea da rua com obras de drenagem, esgotamento sanitário, instalação de tubulação de rede de distribuição de energia elétrica e cabeamento de telefonia de diversas concessionárias.
Atrações
Várias atrações culturais estão programadas para festejar a reurbanização da rua. O artista plástico Guilherme Merçon vai produzir uma tela no local, alusiva à região. Ao longo da rua ele também vai expor outros trabalhos que retratam paisagens da Capital. A reinauguração vai contar também com um show musical da Velha Guarda do Samba Capixaba, grupo que existe desde 2001 e cumpre importante papel na divulgação do samba do Espírito Santo.
A escritora Kátia Bobbio também vai marcar presença com o lançamento do livro Um cordel para Vitória. A obra contou com o apoio da Lei Rubem Braga, de incentivo à cultura.