Publicada em 24/04/2012, às 14h10 | Atualizada em 25/04/2012, às 14h41
Por Thiago Alves Pereira, com edição de Deyvison Longui
Com a colaboração de Vitor Zanotelli
Bate-Papo na Feira: diálogo sobre questões de gênero e violência contra mulher

Em pesquisa recente realizada pela Gerência de Políticas de Promoção de Gênero, na Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), foram traçados os perfis das mulheres vítimas de violência em Vitória. Sessenta por cento das mulheres que procuraram a delegacia possuem filhos e estão na faixa etária de 20 a 49 anos, idade economicamente ativa.
O resultado obtido foi que 57% dos agressores são seus atuais ou ex-companheiros e ex-cônjuges, o que comprova que a violência perpassa por vários momentos da vida das mulheres e, ainda, que se faz necessário romper os muros do ambiente privado como forma de tornar público que, o que deveria ser um lugar de segurança, torna-se ambiente violento e desagregador para algumas mulheres.
Como forma de combater essa realidade, a Gerência de Políticas de Promoção de Gênero, da Secretaria Municipal de Cidadania e Direitos Humanos (Semcid), realiza a ação denominada “Bate-Papo na Feira”, cujo objetivo é promover ações que atuem diretamente com a população, para, assim, sensibiliza-lá sobre a violação dos direitos da mulher e também caminhar rumo a uma sociedade mais justa e igualitária, estabelecendo uma cultura de paz.
O Bate-Papo na Feira realiza abordagem direta aos cidadãos que circulam pelas feiras livres de Vitória, para discutir a questão das relações de gênero, direitos das mulheres e situações de violência doméstica a que muitas estão submetidas.
Há, ainda, a distribuição da Lei Maria da Penha e de fôlderes informativos sobre toda a rede de atendimento à mulher vítima de violência oferecida pela Prefeitura de Vitória. Dessa maneira, busca-se estabelecer um diálogo de forma aberta e franca com toda a sociedade.
A ação é uma parceria com o Procon Municipal, que atua para sensibilizar as mulheres quanto às altas taxas de inadimplência, além de realizar ações educativas sobre consumo consciente e sustentável. Confira as datas das ações do Bate-Papo na Feira.