Publicada em 30/11/2018, às 13h25
Por Danielly Campos, com edição de Matheus Thebaldi
Calçada Cidadã: resultados de Vitória são apresentados na Câmara de Vila Velha

Os bons resultados do Núcleo de Calçada Cidadã de Vitória foram apresentados na Câmara de Vereadores de Vila Velha, no final da tarde da última quarta-feira (28), na Prainha. É a segunda vez este ano que a experiência dos técnicos da capital é compartilhada (a primeira foi na Serra).
Na plenária, o coordenador do Núcleo de Calçada Cidadã, Peterson Pimentel, falou do planejamento de implantação desse importante espaço de mobilidade e da parceria com o Ministério Público do Estado do Espírito Santo na cobrança aos moradores que se recusam a fazer suas obras, mesmo com a aplicação de todas as punições previstas em lei.
"Trabalhamos hoje grandes corredores viários e bairros. Já não podemos pensar a calçada como um local pontual, mas como uma continuidade”, disse.
O vereador Ricardo Chiabai fez uma avaliação de como anda o programa "Calçada Legal" em Vila Velha.
Imóveis municipais
Vitória trabalha para a implantação das calçadas cidadãs também nos imóveis municipais, de acordo com o secretário de Desenvolvimento da Cidade, Henrique Valentim. "O município vai fazer sua parte. Já fizemos projetos, contemplados com recursos do Finisa. Nosso compromisso é promover uma cidade acessível e inclusiva", ressaltou.
Em paralelo ao trabalho do Núcleo, Vitória exige obra de calçada obrigatoriamente em novas edificações, para o funcionamento de empresas ou para instalar placas de sinalização e de publicidade. Denúncias sobre irregularidades nas calçadas podem ser feitas pelo Fala Vitória 156.
Agendamento
Os moradores da cidade que desejarem orientações e projeto para fazer a calçada em seus imóveis contam com agendamento online, o que dá agilidade no atendimento e reduz o tempo de espera para receber as informações. Basta escolher o dia e horário de atendimento com conforto pela internet.
Para acessar, clique em “Informações” e, em seguida, “Calçada Cidadã”.Então, será possível preencher o cadastro e escolher o dia e a hora do atendimento. No dia marcado, ele será recebido por um técnico do Núcleo de Calçada, que prestará as informações necessárias para a obra.