Publicada em 08/03/2012, às 15h05 | Atualizada em 08/03/2012, às 17h39
Por Ludmila Pecine, com edição de Deyvison Longui
Capital é referência no registro de informações de atendimento socioassistencial

Vitória é uma das quatro cidades brasileiras selecionadas para discutir e testar um novo instrumento de registro de informações elaborado pelo Ministério de Desenvolvimento Social (MDS), e que será referência para todos os municípios do Brasil.
Todas as famílias atendidas nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) de Vitória já são cadastradas e acompanhadas por meio de um sistema informatizado.
Essa experiência de Vitória no registro de dados das famílias foi um dos motivos para que o município fosse incluído nesse projeto-piloto.
Nesta sexta-feira (09), técnicos da Secretaria Municipal de Assistência Social participam de uma oficina com o coordenador Geral de Serviços de Vigilância Social do MDS, Luíz Otávio Pires Farias, das 8h às 17 horas, na Escola de Governo.
Durante a oficina, profissionais dos Cras e dos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) vão poder conhecer e opinar sobre o prontuário, a partir da experiência de Vitória. “Escolhemos Vitória pois é uma cidade com experiência mais avançada no registro de informações e no sistema de vigilância socioassistencial. Consideramos que tem boas condições para discutir e testar este instrumento”, destaca Farias.
O coordenador também ressalta que a proposta da elaboração deste novo instrumento é qualificar o atendimento às famílias. Por meio do prontuário, será possível ter um diagnóstico da família, com dados sobre suas condições de moradia, de trabalho e de saúde. Além disso, será possível ainda mapear as situações de violência, de violação de direitos e acompanhar a evolução do planejamento familiar traçado.