Publicada em 07/10/2014, às 18h11
Por Rosa Blackman (rosa.adrianaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi
Casa República: espaço muda vida de pessoas em situação de rua há um ano

A Casa República está em festa. Nesta quarta-feira (8), a partir das 9 horas, o espaço abre as suas portas para comemorar um ano de funcionamento e serve um café da manhã. O espaço foi idealizado para acolher pessoas que se encontravam em situação de rua.
O local, que funciona na Ilha de Santa Maria, foi implantado pela Prefeitura de Vitória, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), conforme a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais.
"O serviço de acolhimento em repúblicas oferece proteção, apoio e moradia subsidiada a grupos de pessoas maiores de 18 anos em estado de abandono, situação de vulnerabilidade e risco pessoal e social, com vínculos familiares rompidos ou extremamente fragilizados e sem condições de moradia e sustentação", explicou a assistente social Silvia Renata Rodrigues.
A secretária municipal de Assistência Social, Clarice Imperial, destacou que o atendimento está apoiado na construção e no fortalecimento de vínculos comunitários, na integração e na participação social e no desenvolvimento do sistema de autogestão, possibilitando gradual autonomia e independência de seus moradores.
A Casa República acolhe atualmente cinco pessoas em situação de rua que se encontravam abrigadas nos serviços de atendimento a essa população (Abrigo para População em Situação de Rua, Hospedagem Noturna e Centro Especializado de Atendimento à População em Situação de Rua - Centro Pop). O espaço funciona na avenida Paulino Muller, na Ilha de Santa Maria (anexo à Casa Lar II).