Publicada em 13/12/2019, às 17h57
Por Patrícia Arruda, com edição de Matheus Thebaldi
CDV recebe estudos para a Guarderia Náutica da Praça dos Desejos
A Companhia de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Vitória (CDV) publicou nesta quinta-feira (12), no Diário Oficial do Município (página 17), o resultado da seleção de estudos da guarderia náutica na Praça dos Desejos, na Praia do Canto. A empresa autorizada a realizar os estudos foi a L&M Turismo e Representação Ltda, por meio de edital de Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI).
As análises dos estudos preliminares de Arquitetura e Urbanismo e de Viabilidade Econômico-financeira foram realizadas pela Comissão de Seleção, integrada por representantes da CDV e das secretarias de Desenvolvimento da Cidade (Sedec) e de Meio Ambiente (Semmam), e agora deverão passar por avaliações técnicas e consultas com a comunidade usuária do espaço para potenciais ajustes.
Segundo o diretor-presidente da CDV, Leonardo Krohling, essa fase é preparatória para o lançamento do edital de concessão, que deverá ser publicado no próximo mês. "A empresa selecionada cumpriu todas as etapas estabelecidas no edital de PMI e, agora, a partir de uma análise mais técnica dos projetos apresentados e de licenciamento prévio, poderemos realizar a concorrência da empresa responsável pela implantação, operação, gestão e manutenção da guardaria náutica municipal, o que deve acontecer em janeiro de 2020".
Proposta
A proposta é que a guarderia seja construída numa área de 1.400 m² na Praça dos Desejos, por meio de concessão pública, contemplando atividades comerciais, esportivas e turísticas.
Plano Diretor de Turismo
O diretor de Turismo da CDV, Felipe Ramaldes, destaca que o projeto de implantação da guarderia náutica está integrado ao Plano Diretor de Turismo (PDTur), que também tem como premissa a cooperação com o setor privado para requalificar os espaços, dando condições para a exploração econômica de áreas importantes para o turismo da cidade.
“Estamos cumprindo com o que acordamos com o trade turístico e está previsto no PDTur, que é fomentar projetos que potencializem o turismo de lazer e o turismo náutico no município de Vitória a partir das vocações estabelecidas pelos cidadãos no uso e ocupação do território”, disse.