Publicada em 05/05/2016, às 18h24 | Atualizada em 05/05/2016, às 18h24
Por Patrícia Arruda, com edição de Matheus Thebaldi
Centros de Convivência realizam atividades em homenagem ao Dia das Mães


As comemorações do Dia das Mães, celebrado neste domingo (8), foram antecipadas nos quatro Centros de Convivência para a Terceira Idade (CCTI's) da capital. Com homenagens, música, exposições e muitas outras atrações, o clima de festa e descontração tomou conta dos espaços.
As atividades aconteceram nestas quarta (4), nos CCTI's de Jardim da Penha e Jardim Camburi, e quinta (5), nos CCTI's de Maria Ortiz e Centro, reunindo cerca de 800 idosos nas atividades.
A aposentada Valdeci Silveira de Bragança, 68, é frequentadora do CCTI de Jardim Camburi há sete anos. "Estava tudo perfeito. A equipe do CCTI consegue se superar sempre. Feliz é o idoso que pode sair de sua casa para participar das atividades e da alegria que se encontra no Centro de Convivência", disse.
O aposentado Antônio Carlos da Silva Alves, 69, que frequenta o CCTI de Jardim Camburi, compareceu no evento para homenagear as amigas. Ele conta que, há cinco anos, o Dia das Mães se tornou uma data especial. "Eu fiquei 64 anos sem ver a minha mãe. Há cinco anos nos reencontramos e tive de volta a alegria de comemorar a data. Antes, era um dia de muita tristeza pra mim. Foi uma festa linda".
Autoestima
Segundo a coordenadora dos Serviços de Convivência para Idosos da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), Jizelly Sacht, a confraternização acontece todo ano e tem como objetivo melhorar a autoestima do idoso e proporcionar um momento de lazer para os frequentadores dos espaços.
"A confraternização teve como objetivo homenagear as idosas atendidas, promovendo, assim, a convivência e fortalecendo os vínculos familiares e comunitários. Para isso, foram feitas apresentações das diversas atividades desenvolvidas nos centros e nos grupos de convivência", explicou Sacht.
Centros de Convivência
Previstos na Política Nacional de Assistência Social (PNAS), os Centros de Convivência para a Terceira Idade (CCTI) integram a rede de serviços da Proteção Social Básica do Sistema Único da Assistência Social (Suas) em Vitória.
Nos espaços, são desenvolvidas atividades de formação cidadã, culturais, esportivas e recreativas que proporcionam o envelhecimento saudável e a defesa de direitos.
O objetivo é possibilitar à terceira idade espaços de convivência, favorecendo a melhoria da qualidade de vida, a valorização da autoestima, o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários e a prevenção do isolamento social.