Publicada em 07/02/2019, às 07h00
Por Naira Scardua, com edição de Matheus Thebaldi
Cerco Inteligente está apto para identificar novas placas no padrão Mercosul

As câmeras do Cerco Inteligente de Segurança da Prefeitura de Vitória já tiveram o sistema atualizado e estão aptas para fazer a leitura das novas placas de veículos no padrão Mercosul. Se o carro com a nova placa for roubado ou furtado e passar pelas barreiras do sistema, o alarme de alerta vai soar, como acontece com os outros veículos.
O Espírito Santo e estados como Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Amazonas já aderiram à nova placa.
Parquímetros
Todos os parquímetros instalados nos estacionamentos rotativos de Vitória já estão habilitados para fazer a leitura das novas placas do padrão Mercosul, com quatro letras e três números.
As empresas que operam os aplicativos Picpay e Vixpark também já atualizaram o sistema para a oferta do serviço de rotativo.
Como é a placa
Os sete caracteres da placa atual brasileira foram mantidos, porém com quatro letras e três números, e não mais três letras e quatro números.
Além disso, letras e números podem ser “embaralhados”, e não mais dispostos de maneira fixa em uma sequência LLL NNNN (em que L é letra e N, número). Isso vai possibilitar um maior número de combinações.
Obrigatoriedade
Quem quiser pode trocar a placa voluntariamente nos estados que já aderiram ao sistema. Mas a troca é obrigatória nos seguintes casos:
- carros novos
- veículos que passaram por transferência de proprietário
- veículos que passaram por mudança de município
- veículos que trocaram de categoria (um táxi que vira um carro de passeio, por exemplo)
- veículos cuja placa atual não foi aprovada em vistoria e/ou está ilegível ou danificada.