Publicada em 23/10/2018, às 15h23
Por SEGOV/SUB-COM (secom@vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi
Com a colaboração de Amilton Freixo de Brito
Chácara Paraíso é primeiro parque a ganhar um Pracão em Vitória

O Parque Municipal Pianista Manolo Cabral (Chácara Paraíso), em Barro Vermelho, é o primeiro da capital a ter um Pracão, que é um espaço destinado exclusivamente para o lazer e convivência de cães.
É o quinto Pracão na cidade. No entanto, as demais unidades estão instaladas em praças: Getúlio Vargas, no Centro; do Cauê, em Santa Helena; Nilze Mendes, em Jardim Camburi; e Philogomiro Lannes, em Jardim da Penha.
A construção do Pracão no Parque Manolo Cabral está prevista no decreto 17.531, publicado no Diário Oficial de segunda-feira (22), que estabelece normas de utilização e funcionamento do local.
Os cães são permitidos somente no Pracão do parque, desde que obedecidas algumas regras básicas:
- o cão deverá estar com coleira e guia adequadas aos seus tamanho e porte, obrigatoriamente guiados por seus tutores;
- o cão só poderá permanecer solto apenas no Pracão e sempre acompanhado de seu tutor
- o cão que apresentar comportamento perigoso ou antissocial deverá utilizar contenção adequada, como focinheira.
Atualização
"Estamos avançando em espaços próprios para cães em Vitória. Com este, é o quinto Pracão de Vitória, desta vez contemplado dentro de um parque urbano. Os outros quatro estão localizados em praças de bairros. Nossos técnicos estão trabalhando na atualização do regimento interno de outros parques da capital e, em breve, a cidade de Vitória terá outros espaços específicos para cães dentro de parques urbanos", destacou o secretário de Meio Ambiente, Luiz Emanuel Zouain.
Funcionamento
O Parque Urbano Municipal Pianista Manolo Cabral funciona de terça a domingo, das 5 às 21 horas. Na segunda-feira, fica reservado para manutenção das 9 às 17 horas, ficando aberto para o público
somente nos horários das 6 às 9 horas e das 17 às 21 horas.