Publicada em 03/11/2022, às 11h55 | Atualizada em 03/11/2022, às 12h01
Por Luis Oliveira (luffoliveiraeira$4h064+pref.seme.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes
Cinema faz a alegria de crianças e estudantes das escolas de Vitória
Dia de cultura, arte e diversão para crianças e estudantes da rede de ensino de Vitória. Mais de 300 crianças dos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmei) Rubens Duarte de Albuquerque, do bairro Itararé; e Dr. Pedro Feu Rosa, do bairro Bonfim; e 78 estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Ceciliano Abel de Almeida, participaram do projeto "Cinema aqui", nesta quinta-feira (03). A atividade ocorreu na "Carreta do Cinema", que estacionou na praça do bairro Itararé, para receber o público da rede municipal de ensino.
A iniciativa tem o intuito de proporcionar cultura, arte e lazer de forma gratuita, por meio da exibição de filmes premiados, com direito à pipoca liberada e uma verdadeira sala de cinema, com sessões para todas as idades. Os pequenos ficaram encantados com a ideia de ter uma sala de cinema só para eles, e também aproveitaram para se deliciar com a pipoca servida quentinha. Além disso, os filmes garantiram muitas gargalhadas e diversão.
"Eu adoro cinema! Nem acredito que viemos para a escola, mas acabamos vindo ver esse filme. Foi muito divertido", disse a pequena Ana Liz, matriculada no grupo 6 do CmeiRubens Duarte de Albuquerque, que assistiu ao premiado longa metragem "UP - Altas Aventuras".
Maria Helloa e Nicole Ferreira, do grupo 6 do Cmei Dr. Pedro Feu Rosa, contam que se divertiram muito e ficaram encantadas com a sala de cinema móvel. "Foi muito legal e divertido. É muito diferente um cinema assim, na pracinha, e ainda com pipoca", disseram.
Para a professora Andressa Martins, a ida ao cinema traz diversos benefícios para as crianças. "Saídas pedagógicas para promover a arte e a cultura fazem parte da Educação Infantil, ainda mais em uma sala adaptada, que tem tudo a ver com nosso cotidiano. Além disso, muitos deles não têm a oportunidade de ir ao cinema em seu cotidiano. São momentos que ampliam o conhecimento e aprendizado deles em sala de aula, em que se divertem e ainda convivem com crianças de outras escolas", ressaltou.
Na sexta-feira (04), será a vez das crianças do Cmei Sophia Musengny Loureiro, do bairro Da Penha, e Luiza Pereira Muniz Correia, de Mário Cypreste, visitarem a sala de cinema.
Carreta
A "Carreta do Cinema" chegou À Vitória para democratizar a arte por meio do cinema e a cultura, proporcionando à população acesso aos mais variados filmes, levando a arte e a alegria das telonas para diferentes bairros, de forma gratuita.
Os filmes serão exibidos entre os dias 03 a 06 de novembro em Itararé, quando a "Carreta do Cinema" estará na praça do bairro, em frente ao supermercado Extrabom. Nos dias 09 a 12 de novembro, a programação será na Unidade de Transbordo, em Resistência. As sessões começam às 8h, 10h, 14h, 16h e 19h.
A Carreta do Cinema já passou por mais de 400 cidades do Brasil, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, levando educação e cultura aos locais remotos e vulneráveis do país. A sala de cinema móvel possui 78 confortáveis assentos, isolamento acústico e ar condicionado. Há lugares reservados para pessoas com deficiência e elevador para facilitar o acesso de cadeirantes.
A atividade integra o Projeto Cine Imetame, que é uma iniciativa ArcelorMittal em parceria com a Prefeitura de Vitória.