Publicada em 14/08/2012, às 12h23
Por Brunella França, com edição de Matheus Thebaldi
Com a colaboração de Bartolomeu Freitas
Circuito Cultural e Cras promovem exibição de filmes para mulheres em São Pedro

O Circuito Cultural, uma ação da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), e o Centro de Referência da Assistência Social (Cras) de São Pedro I (Região Santo André) passam a oferecer atividade cultural com exibição de filmes ao grupo de mulheres cadastradas no local.
Após a exibição do filme "Eu adolescente grávida", durante o encontro de julho na sede do Cras, cerca de 60 mulheres assistiram, na última quinta-feira (9), no Espaço Multiuso Circuito Cultural em São Pedro, ao documentário "Lugar de toda pobreza – 20 anos depois".
No próximo encontro, em setembro, serão exibidas animações com temas referentes à mulher. "O fundamento desta parceria é levarmos, através da cultura, a valorização da vida, o bem-estar e o lazer a essas mulheres", explica a coordenadora do Circuito Cultural, Lena Cogo.
Segundo Lena, essas mulheres já têm uma agenda social no Cras e, através dessa parceria com a Semc, pretende-se chegar também à intimidade das suas famílias, especialmente aos jovens, e despertar novas expectativas de vida.
O ativista cultural Huedson Miranda, que participou do encontro, destacou o impacto positivo do documentário. "Além de algumas mulheres se verem na tela do cinema, também relembraram parentes e pessoas conhecidas que já faleceram e que aparecem no filme, como Jair Lixeiro e a líder comunitária Dona Leda. Foi muito emocionante", considerou.
Para o coordenador do Cras São Pedro I, Rafael Meneguelli, a iniciativa vem com a intenção de fazer um resgate histórico e levantar vulnerabilidades. "Esse é um dos objetivos do Cras, de trabalhar as dificuldades, mas também identificar potencialidades e ajudar as pessoas a vencer as dificuldades". Em sua avaliação, a oferta de cultura e lazer ajuda na inserção social.
Mais informações pelo telefone (27) 3132-2211.