Publicada em 30/01/2020, às 14h25
Por Edlamara Conti (econtieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Josué de Oliveira
Colônia de férias do CRPD cai no gosto de usuários e familiares


Com atividades esportivas, passeios e muitas brincadeiras, a colônia de férias do Centro de Referência da Pessoa com Deficiência (CRPD) de Vitória, ligado à Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), atraiu, durante todo o mês de janeiro, cerca de 50 assistidos de diferentes idades e familiares. A programação especial, que termina nesta quinta-feira (30), foi aprovada com louvor pela turma, que não desanimou nem mesmo nos dias de chuva.
Um dos mais assíduos é Carlos Eduardo Franco Santos, Dudu, de 44 anos de idade, que topa todas as brincadeiras. "Ele gosta muito das atividades, dos colegas e da equipe do CRPD e sempre pede para vir", diz a mãe, Maria Adalgisa, que o acompanha na programação há mais de 5 anos. Na quarta-feira (29), ela ainda levou a neta, Nicole, de 6 anos, para a tarde de recreação no Parque da Pedra da Cebola.
"Para eles, não tem diferença de idade nem de nada. Todos se divertem e eu fico muito feliz de poder estar aqui com eles", diz Adalgisa.
O sucesso do dia foi o lanche da tarde, oferecido pelo McDonald's, parceiro de diferentes serviços da Semas. "Muitos dos nossos usuários só conhecem uma lanchonete de ver na televisão. Para eles, o lugar, os alimentos, tudo é novidade e é uma experiência que eles não vão esquecer", diz o coordenador do CRPD, Paulo Eduardo Rodrigues Paiva.
Colônia de férias
Segundo Paulo Eduardo, a programação foi elaborada para envolver os usuários e os familiares. "Em todas as nossas ações, nosso objetivo é reforçar os vínculos familiares e comunitários da pessoa com deficiência, além de buscamos a inclusão e a garantia de direitos", explica Paulo Eduardo.
Desta forma, a programação contemplou atividades esportivas no ginásio da Interativa, em Maria Ortiz, às segundas-feiras; jogos de tabuleiro e dinâmicas, no próprio CRPD, às terças-feiras; atividades ao ar livre no Parque da Pedra da Cebola, às quartas-feiras; e piscina, às quintas-feiras, no Centro de Convivência da Terceira Idade (CCTI) de Jardim da Penha. Nos dias de chuva, as atividades foram realizadas no próprio CRPD.
Participaram da programação residentes do Instituto de Gestão Social do Terceiro Setor (Iges), parceiro do CRPD. Nesta quinta-feira (30), para o encerramento da temporada, a tarde será de 'Discoteca do CRPD", um dos programas que os usuários mais gostam. "Eles amam dançar e não se cansam !", conta Paulo Eduardo.