Publicada em 25/06/2019, às 14h19
Por Renata Moreira, com edição de SEGOV/SUB-COM
Comissão de pais traz melhorias para processo educacional na rede municipal


A participação dos pais e responsáveis nas escolas é muito importante para o processo de aprendizagem dos alunos. Algumas unidades da rede municipal contam com comissão de pais para colaborar com sugestões e melhorias na estrutura física e também na política educacional.
A Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) São Vicente de Paulo, no Centro, por exemplo, conta com participação ativa dos pais e responsáveis na comunidade escolar.
A comissão é composta por pais que, voluntariamente, trabalham ativamente em busca de melhorias nos espaços da escola e na formação dos estudantes, formando a integração entre família, escola e comunidade.
"Estamos buscando melhorias, principalmente, a contrução do novo espaço da Emef São Vicente de Paulo. A nossa comissão é pioneira, somos independentes, mas com objetivos traçados e planejados, pois a educação pública de qualidade é a nossa bandeira", disse Cláudia Cristina Francisco de Almeida, mãe de Luísa Francisco de Almeida, do 6° ano, e Lucas Francisco de Almeida, do 2° ano.
Cláudia contou que, aos poucos, a comissão foi conquistando a confiança e o respeito de todos. "Mostramos a importância histórica da nossa escola. Incentivamos todos a lutar de maneira coletiva pela nossa escola, pela nossa comunidade, pelo nosso Centro e pelos nossos filhos. É nossa responsabilidade enquanto cidadãos. Contamos com a apoio de todos: os de luta, os fiscalizadores e os que podem executar".
Parceria
"É extremamente importante a parceria entre família e escola, pois contribui com espaço de troca de experiências que norteiam toda a comunidade escolar. E é nessa troca que conseguimos ampliar o diálogo e contruir espaços com mais participações das famílias. Estão de parabéns, todo mundo sai ganhando", disse a secretária municipal de Educação, Adriana Sperandio.