Publicada em 25/06/2020, às 11h37
Por Matheus Thebaldi (mgthebaldieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi
Conselho Sobre Álcool e outras Drogas completa 2 anos e avança em ações


Criado para articular ações voltadas para a prevenção dos problemas ligados ao uso de álcool e drogas e acompanhar a fiscalização das entidades que fazem o tratamento ou outras atividades referentes à temática, o Conselho Municipal Sobre Álcool e Outras Drogas de Vitória (Comsad) completa dois anos de atuação em setembro.
O controle social é essencial para o monitoramento e a avaliação das políticas públicas que tratam desse problema social. Levando-se em conta que nesta sexta (26) é celebrado o Dia Internacional da Luta Contra o Uso e Tráfico Ilícito de Drogas, o Comsad reforça seu compromisso com a questão.
Por conta da pandemia, os conselheiros estão participando de lives e bate-papos virtuais realizados por entidades com acento no conselho, como Igreja Batista e Arquidiocese de Vitória.
Para este ano ainda, estão previstos para o segundo semestre a capacitação "Diferentes Olhares Sobre Álcool e Outras" e o Seminário Municipal Sobre Drogas, além da eleição dos novos membros do órgão.
"O Planejamento Estratégico de 2020 teve que ser revisado em decorrência da pandemia da Covid-19. As reuniões ordinárias e também das comissões permanentes e temporárias passaram a ser remotas, assim como outras programações. O processo eleitoral para próximo biênio (2020/2022) está previsto para setembro ou outubro deste ano. Aproveitamos para convidar as entidades e os movimentos sociais que trabalham com o tema sobre álcool e outras drogas para participar", disse a presidente do Comsad, Daysi Koehler Behning.
Conquistas
A presidente do Comsad lembra algumas conquistas:
- elaboração do Regimento Interno do Comsad
- formação de quatro comissões permanentes
- formulação do Regulamento Geral para funcionamento das comissões
- realização do 1º Seminário Municipal Participação Social nos Avanços e Desafios da Politica de Álcool e Outras Drogas
- efetivação do calendário das Reuniões Ordinárias e das reuniões das comissões permanentes
- participação de conselheiros em eventos ligados ao tema "Álcool e Outras drogas"
Outro ponto a ser celebrado é a participação dos usuários, ex-usuários e familiares no conselho, o que significa o empoderamento das pessoas que vivenciam a questão das drogas.
O Comsad, que está vinculado à Secretaria de Governo (Segov), é composto por 26 membros titulares e suplentes, sendo 13 representantes do Poder Público e 13 da sociedade civil.
Data
A Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu em 1987 a data de 26 de junho como o Dia Internacional Contra o Abuso e Tráfico Ilícito de Drogas.
A data foi criada para conscientizar a população global sobre essa temática, enfatizando a necessidade de combater os problemas sociais criados pelas drogas ilícitas, além de planejar ações de combate à dependência química e ao tráfico de drogas.
"Passados 33 anos da política de combate às drogas, faz-se necessário e urgente avaliar os resultados alcançados e propor um novo olhar, um olhar humanizado, baseado nos Direitos Humanos, na saúde e nas políticas sociais, principalmente, para os mais vulneráveis", destacou Daysi.