Publicada em 28/01/2009, às 09h42 | Atualizada em 28/01/2009, às 09h51

Por Loureta Samora, com edição de Deyvison Longui

Corso Carnavalesco abrirá desfile das Escolas de Samba em Vitória


Kadidja Fernandes
Bloco Corso Carnaval de rua de Vitória
Corso no desfile de blocos do ano passado. Este ano haverá atrizes caracterizadas de cantoras do rádio

Famílias reunidas, geralmente todos fantasiados, desfilando junto a carros antigos ao som das marchinhas de Carnaval. Isso é o Corso Carnavalesco, que surgiu pelas ruas do Rio de Janeiro ainda na década de 1920 e se espalhou pelo Brasil.

Segundo a coordenadora do desfile de Corso em Vitória, Verônica Gomes, com a popularização dos automóveis esse costume foi morrendo. Mas, há cinco anos, o Rio de Janeiro vem resgatando o Corso. E, há três anos, o Espírito Santo.

Em Vitória, o projeto é do Centro de Cultura Guananira. Na capital Capixaba, o Corso é uma união de artistas e populares, que reúne cerca de 200 pessoas e cinco ou seis carros abertos, como os calhambeques.

"Esse ano teremos duas novidades. A primeira é que levaremos atrizes caracterizadas de cantoras do rádio que fizeram sucesso como compositoras de marchinhas de Carnaval. A segunda é que traremos um conjunto de músicos que irá homenagear a Bossa Nova", conta Verônica.

O Corso Carnavalesco de Vitória vai abrir os desfiles das Escolas de Samba no Sambão do Povo, nos dias 13 e 14 de fevereiro. Outras apresentações também estão programadas. As datas e os locais serão divulgados em breve.

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 - Protocolo Geral
(Atendimento ao público de às horas)