Publicada em 01/11/2023, às 17h00 | Atualizada em 01/11/2023, às 17h14
Por Deyvison Longui, com edição de Andreza Lopes
Crianças apresentam o que aprenderam sobre ecossistema de restinga


Uma manhã para mostrar o que aprenderam nas atividades ambientais. Foi assim para os crianças dos grupos 5A e 5B do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Marlene Orlandi Simontti, nesta quarta-feira (01), quando fizeram várias tarefas durante a visita à praia de Camburi. Junto a suas famílias, eles anotaram várias observações do que presenciaram e apresentaram à equipe de educadores ambientais o que entenderam.
O passeio faz parte do projeto Restingar, que é trabalhado pelo Centro de Educação Ambiental Mata da Praia com alunos de várias escolas. A ida da equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) para conhecer as produções das crianças do Cmei Marlene, que está localizado no bairro República, foi a convite da pedagoga Flávia e das professoras Dirlene e Regiane.
Em sala de aula, as crianças registraram o que conseguiram observar, como corujas buraqueiras, sabiás-da-praia, os variados tipos de plantas na restinga, alguns até levaram amostras de folhas secas para realizarem os trabalhos com colegas. A atividade também contou com inciativa de alunos que levaram sacolas para recolher lixo com o que foi recolhido par fazerem tarefas na escola.
O projeto Restingar foi desenvolvido no Cmei, no segundo semestre deste ano, e as professoras se surpreenderam com o envolvimento dos alunos e das famílias que abraçaram a iniciativa, após realização de Roda de Conversa e de outras as atividades, como a Trilha Conhecendo a Restinga, Pescaria Ecológica, realizada pelos "Amigos da Natureza", e a leitura da Cartilha Restinga, feita pelos pais, o que os fez se sentirem pertencente a este ambiente tão sensível que é a Restinga, além de estimularem as crianças na preservação e cuidados com o ecossistema restinga.
A pedagoga Flávia e professoras gostaram do trabalho que a Equipe do CEA Mata da Praia desenvolveu com os alunos e disseram que o projeto produziu muitos frutos, além do que esperavam.
"O projeto Restingar tem por objetivo sensibilizar os participantes dos cuidados e proteção do ecossistema restinga e marinho e manter estes biomas tão importante para a vida terrestre e marinha de nossa cidade", destacou o secretário municipal de Meio Ambiente, Tarcísio Föeger. As turmas ainda vão continuar trabalhando a temática nessa reta final do calendário escolar.

