Publicada em 01/11/2016, às 08h00 | Atualizada em 04/11/2016, às 18h02

Por Leo Vais, com edição de Matheus Thebaldi

Dia da Cultura será comemorado com música, teatro, dança e exposições


Diego Alves
CERIMÔNIA DE CONCESSÃO DA COMENDA MAURÍCIO DE OLIVEIRA
Artistas que contribuíram para o crescimento da cultura na capital irão receber a Comenda Maurício de Oliveira

Cultura pode ser brevemente definida como um conjunto de ideias, comportamentos e práticas sociais que representam a identidade de uma sociedade. Ou seja, da comida aos hábitos cotidianos e, especialmente na arte, a cultura está em tudo o que fazemos.

Para comemorar o Dia da Cultura, a Secretaria Municipal de Cultura (Semc) preparou uma programação especial em vários pontos da cidade. As comemorações começam nesta sexta-feira (4), às 19 horas, na praia de Camburi, com a entrega da Comenda Maurício de Oliveira, maior prêmio honorífico da capital e que homenageia cidadãos que, através da arte, contribuíram para o crescimento da cultura na capital.

Neste sábado (5), o Dia da Cultura, terá música, teatro, dança, literatura, exposições em vários pontos da cidade, além do Mercado Casa Porto, com a produção de artistas, artesãos e produtores culturais, a partir das 16 horas. Todos os eventos são abertos ao público.

"Cultura é o que nos define e nos conduz. É o que nos leva de um ponto a outro, e nesse caminho o aprendizado é tão intenso quanto natural. É a cultura que nos torna humanos, que nos faz atravessar os séculos e nos identifica neles. É o instrumento que um povo possui para se afirmar vivo e para se confirmar soberano. A ela, um dia – este dia 5 de novembro", disse o secretário municipal de Cultura, Francisco Grijó.

Programação
Carlos Antolini
Apresentação da Orquestra da Fafi
Orquestra Fafi fará apresentação na praça Costa Pereira no sábado

Sexta-feira (4)

Entrega da Comenda Maurício de Oliveira
Onde: praia de Camburi, às 19 horas
Entrega do maior prêmio honorífico da cidade de Vitória. Homenageados: a dançarina Ariane Meireles, a atriz e diretora Glecy Coutinho, a artista plástica Maria Helena Lindenberg, o músico Mário Ruy, o escritor Reinaldo Santos Neves e o comerciante Golias.

Sábado (5)

Praça Costa Pereira
Onde: em frente ao Theatro Carlos Gomes, das 9 às 12 horas
O local será palco de esquetes teatrais, apresentações de dança e flash mob e números musicais com a Orquestra Estudantil Fafi.

Biblioteca Pública Municipal Adelpho Poli Monjardim
Onde: Cidade Alta, das 10 às 12 horas
Encontro com os escritores Carlos Henrique Vieira, autor do livro "A inteligência da cultura popular - uma etnografia da capoeira"; e Sávio Christi, autor de "Albert & Einstein: A Pilantragem" e "Albert & Einstein: A Dupla do Barulho em Trapaceiros em Apuros", além da apresentação do músico Tim Master e roda de capoeira.

Onde: Parque Moscoso, das 14 às 17 horas
O projeto Viagem pela Literatura apresenta uma programação voltada para o fomento da literatura para o público com contação de histórias, com o Grupo Chão de Letras, Gab Kruger e Vitor Passarim, além de oficina de dedoche, com o artesão Valdemir de Araújo.

Mercado Casa Porto
Onde: Casa Porto das Artes Plásticas, das 16 às 20 horas
Feira coletiva para fomentar a produção de artistas, artesãos e produtores culturais da cidade dentro de um espaço multicultural voltado à exibição, à divulgação e à comercialização de produtos artísticos.

Exposições

  • Retratos de um Povo, de Bruna Wandekoken
    Onde: Museu Histórico da Ilhas das Caieiras "Manoel dos Passos Lyrio – Museu do Pescador
    Mostra que reúne em 15 fotografias o perfil dos griôs, guardiões da memória, mestres da tradição oral e doutores das ciências da vida.
    Abertura: 5 de novembro, às 16 horas. Visitação: terça a sexta, das 13 às 17 horas; sábados e domingos, das 11 às 15 horas.

  • Saiu Apressado e Disse-me que Voltava Ontem, do Coletivo Laranja
    Onde: Casa Porto das Artes Plásticas - Praça Manoel Silvino Monjardim, Centro
    Até 19 de dezembro. De terça a sexta, das 12 às 19 horas; e aos sábados, das 10 às 14 horas. No dia do evento, a visitação será das 16 às 21 horas.

  • Torções, de Luciano Feijão
    Onde: Museu Capixaba do Negro Verônica da Pas (Mucane) - Av. República, nº 121, Centro
    Até 27 de novembro. De terça a sexta, o horário de visitação é das 12 às 17 horas; aos sábados e domingos, das 12 às 16 horas.
Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 - Protocolo Geral
(Atendimento ao público de às horas)