Publicada em 29/09/2015, às 16h04 | Atualizada em 30/09/2015, às 17h20
Por Leo Vais, com edição de SEGOV/SUB-COM
"Dia de Ler. Todo Dia!" vai estimular a leitura com atividades pela cidade

Uma das citações mais populares de Mário Quintana diz que os livros não mudam o mundo, e sim as pessoas, e que essas pessoas são responsáveis por mudar o mundo. Brincando com as palavras, o escritor marca a importância da leitura no dia a dia de um país.
Com o objetivo de estimular a leitura, acontece nesta quinta-feira (1º) a mobilização nacional de leitura "Dia de Ler. Todo Dia!", organizada pela Secretaria de Cultura e Turismo de Barueri, e que em Vitória está sendo desenvolvida pela Secretaria Municipal de Cultura (Semc), por meio da Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim.
A programação vai acontecer na Casa Porto das Artes Plásticas e no Museu Capixaba do Negro “Veronica da Pas” (Mucane), no Centro; no Espaço Multiuso Circuito Cultural, na Grande São Pedro; nas ações do projeto Viagem pela Literatura, na praça Ubaldo Ramalhete, no Centro; e na atividade Encontro com o Escritor, no miniauditório do Ifes, em Jucutuquara.

Programação
Casa Porto das Artes Plásticas (praça Manoel Silvino Monjardim, 66, Centro)
9h: piquenique literário. Confecção coletiva da faixa do Dia Nacional da Leitura
10h: ação "Grade de Pensamentos ao Vento". Intervenção literária onde todos os participantes são convidados a produzir cartões com textos e amarrá-los no portão da Casa Porto
14h: oficina da prática Abayomi, com contação de história, além da realização do "Leitura Minha"
15h30: atividade "Leitura Nossa". Leitura coletiva de um livro da nossa literatura em sua íntegra e, em paralelo, a realização de "Leitura Minha".
18h30: encerramento
Espaço Multiuso Circuito Cultural (Rodovia Serafim Derenzi, 4.783, Redenção)
13h45: leitura dramática do livro "A Bela Adormecida". Atividade desenvolvida pela professora Aline Ribeiro junto ao núcleo de balé.
Museu Capixaba do Negro “Veronica da Pas” (Avenida República, 121, Centro)
14h: visita e ação educativa com 30 alunos da escola "Telmo Torres"
18h: seminário "As Tradições Nagô e Bantu e a Intolerância Religiosa no Brasil e no Espírito Santo". Com a participação de Cleyde Rodrigues Amorim, Milena Xibile Batista e Osvaldo Martins de Oliveira.
Viagem pela Literatura
Praça Ubaldo Ramalhete, Centro
Das 9h às 16h: Leitura na Praça, com leitura de livros infantis, juvenis, adultos, jornais, revistas, além da troca de livros e gibis
9h30 e 14h30 – Contação de Histórias com o grupo Chão de Letras
Miniauditório do Ifes, em Jucutuquara
19h: Encontro com o Escritor, com Lilian Menenguci. Mediação de Leonardo Vais
Poesia no Ônibus
9h às 11h30: ação acontece dentro dos coletivos do sistema municipal que trafegam nas avenidas Princesa Isabel, Vitória, César Hilal e Jerônimo Monteiro, com a participação de Theo Pastorini, Roseanna Mendonça Lima e Regiannie Rozindo Dias Barros.
Banca troca de Livros
8 às 18h
Onde: rua Treze de Maio, 47, Centro
Fafi
8h às 18h: momento da leitura em sala de aula e contação de história (Contos do Balé), explanação no Centro de Documentação da Fafi sobre Dança Contemporânea e contação de história (Como me tornei uma bailarina) aos alunos do preparatório para curso básico de dança, momento de leitura e pesquisa no Cedoc, contação de histórias D. Quixote e Copélia e leitura de partituras e textos teatrais.