Publicada em 18/08/2021, às 14h55 | Atualizada em 18/08/2021, às 14h55
Por Brunella França, com edição de Andreza Lopes
Educação Infantil: formação para dinamizadores de Artes

Na Rede Municipal de Ensino de Vitória, a Educação Infantil conta com os dinamizadores de Artes para atuar com as crianças. As atividades lúdicas são essenciais para que as crianças aprendam a se expressar diante do mundo. Por meio da arte, é possível aprender, adquirir novas habilidades e enxergar diferentes perspectivas e sensações.
Para esses profissionais, a Secretaria de Educação da capital (Seme) realizará, a partir da segunda-feira (23), a formação “Ciranda de olhares, escutas e falas: Arte em diálogo com as Diretrizes Curriculares da Educação Infantil de Vitória”.
As atividades artísticas permitem que as crianças participem da concepção de uma ideia, materializando suas interpretações sobre o que foi aprendido, o que ajuda no desenvolvimento do pensamento e na compreensão dos pequenos.
“Esse projeto foi desenvolvido em parceria com a Universidade Federal do Espírito Santo e visa a contribuir com as possibilidades de pesquisa e estudos sobre as Diretrizes Curriculares da Educação Infantil de Vitória, com foco no Ensino da Arte imbricado aos Temas Infantis de Vitória. Além disso, reconhece a docência com a Arte e as Infâncias, enquanto multidisciplinar e pluricultural”, destacou Truman Vieira, Gerente de Formação e Desenvolvimento em Educação de Vitória.
A formação, que acontece até novembro, permitirá o compartilhamento das docências a partir de análises das práticas em diálogo com os documentos municipais, a ampliação das possibilidades de mediações críticas e reflexivas na produção das práticas artísticas com as crianças.
Tamabém será possível socializar experiências a partir da produção de vídeo com práticas desenvolvidas nas interações com as crianças, articuladas aos Temas Infantis de Vitória em interface com diversos elementos culturais e artísticos que compõem a comunidade escolar.
Atividades síncronas
Ao todo, serão 30 horas de estudos e práticas na formação, distribuídas em oito horas de atividades síncronas, com a reunião dos participantes por meio da plataforma Google Meet, e 22 horas de atividades assíncronas. Nesta última, participante será o responsável por desenvolver as atividades e acessar os conteúdos propostos de acordo com seus horários.
Serão quatro as professoras formadoras dessa atividade: Maria Angélica Vago Soares e Margarete Sacht Goes, ambas da Ufes, além de Elisa Pegoretti e Sonia Maria Ferreira, profissionais da Prefeitura Municipal de Vitória.
As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas até o dia 22 de agosto. O formulário está disponível com a direção de cada unidade de ensino.
Para se inscrever é necessário utilizar a conta de e-mail institucional (nome@prof.edu.vitoria.es.gov.br). O link do Google Meet será enviado por e-mail, antes do primeiro encontro síncrono.